Panorama dos bacharelados interdisciplinares no Brasil
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Palavras-chave

educação superior
instituição de ensino superior
interdisciplinaridade
plataforma eletrônica e-MEC

Como Citar

BarrosoL. B.; Silveira FerreiraL.; Gomes de OliveiraF. N. Panorama dos bacharelados interdisciplinares no Brasil. Revista de Ciência e Inovação, v. 6, n. 1, 9 fev. 2021.

Resumo

Este artigo situa e contextualiza os cursos de Bacharelado Interdisciplinar (BI), no Brasil, e
objetiva sinalizar para gestores de ensino superior, pesquisadores e demais interessados no
tema o cenário em 2017 da oferta desses cursos. Tais programas de bacharelado interdisciplinar
tiveram início com a implantação da Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
(REUNI), em 2007, e foram implantados com o objetivo de confrontar o modelo enciclopédico,
redimensionando as novas formações universitárias em uma perspectiva de transversalização nas
áreas de conhecimento das universidades brasileiras. Metodologicamente, a pesquisa baseou-se
em documentos basilares sobre o tema em discussão e na plataforma e-MEC - sistema eletrônico
de monitoramento dos processos que regulamentam a educação superior no Brasil. Os resultados
foram obtidos em pesquisa documental e dados quantificados e categorizados para a compreensão
do panorama no Brasil. Conclui-se que apesar dos grandes esforços para mudar a formação
do alunado brasileiro, o BI ainda é uma realidade incipiente no país. As universidades públicas
concentram o maior número de BI, havendo resistência geral à implantação de novos modelos
de formação no ensino superior. Houve avanços dos cursos BI, reconhecendo as metodogias
inovadoras nesta formação pegagógica dentro de uma abordagem interdisciplinar mais plural,
mesmo assim ainda há desafios e resistências, entre docentes e estudantes, implicadas a partir
de paradigmas conservadores do modelo tradicional de formação.

https://doi.org/10.26669/2448-4091289
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