https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao/issue/feedRevista de Ciência e Inovação2025-01-10T15:41:35-03:00Rejane Floresrcif@iffarroupilha.edu.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista de Ciência e Inovação</strong> (ISSN 2448-4091) é um periódico técnico-científico, multidisciplinar, vinculado ao Instituto Federal Farroupilha (IFFar, RS, Brasil). A revista publica, sem custos, trabalhos originais e inéditos, nas diversas áreas do conhecimento. A submissão dos artigos é feita de forma contínua, por meio do <em>Open Journal Systems</em> (OJS). Para a avaliação dos artigos é adotado o processo de avaliação por pares. A Revista de Ciência e Inovação oferece acesso aberto e gratuito. </p>https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao/article/view/477O uso de estratégias de microlearning na educação formal em diferentes níveis de ensino2025-01-10T15:41:35-03:00 Marcélli Beles Raddatz marcelliraddatz.aluno@unipampa.edu.brSandra Piovesansandrapiovesan@unipampa.edu.brValesca Brasil Iralavalescairala@unipampa.edu.br<p>Este artigo é uma Revisão de Escopo que investiga como o<em> microlearning</em> tem sido utilizado em diferentes níveis de ensino dentro da educação formal. O objetivo é explorar os conceitos e a compreensão dos autores sobre o uso dessa abordagem, buscando responder à questão de pesquisa: como o <em>microlearning </em>é aplicado na educação formal nos diversos níveis de ensino? Para isso, seguimos os cinco passos metodológicos típicos de uma Revisão de Escopo: a) Definição da questão de pesquisa; b) Identificação dos estudos relevantes; c) Seleção dos estudos encontrados; d) Mapeamento dos dados; e) Síntese, agrupamento, resumo e relato dos resultados. A base de dados <em>Dimensions</em> foi utilizada para a busca dos estudos. Os resultados mostram que o <em>microlearning </em>é mais frequentemente encontrado em contextos universitários, sendo integrado a diferentes modelos e metodologias. Essa abordagem oferece conteúdos de maneira objetiva e concisa, demonstrando ser uma ferramenta eficaz para atender às necessidades dos alunos e melhorar os resultados das avaliações. A revisão sugere que o<em> microlearning</em> tem gerado resultados positivos, motivando novos estudos para explorar suas vantagens e desvantagens.</p>2025-01-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Marcélli Beles Raddatz , Sandra Piovesan, Valesca Brasil Irala