Políticas éticas

🔍 Buscar

Políticas Éticas

Ética e boas práticas para publicação

  • Editores

A prática editorial e a relação do editor com autores e avaliadores estão amparadas no Guia para editores do Committee on Publication Ethics (COPE).

Toda decisão editorial é fundamentada na originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais para atendimento do escopo da revista.

  • Avaliadores

A avaliação se baseia no mérito do trabalho, não influenciada, positiva ou negativamente, por motivos pessoais, financeiros ou preconceitos.

A Revista de Ciência e Inovação adota em seu processo editorial a avaliação duplo-cego anônima (double-blind peer review). As submissões e os detalhes das revisões são mantidos sob confidencialidade. A  revista publica de forma anônima, o parecer emitido pelo avaliador juntamente ao artigo.

O avaliador deve se certificar e informar aos editores de qualquer potencial conflito de interesse antes do aceite da avaliação ou durante o processo.

Ao se deparar com alguma irregularidade em relação ao artigo avaliado, o avaliador deve comunicar o editor. Exemplos de possíveis irregularidades são: identificação de plágio; fabricação e/ou falsificação dos resultados; publicação redundante.

Não são aceitos pareceres que não estejam suficientemente justificados.

  • Autores

A indicação de autoria em um artigo científico, seguindo o Guia pra autores da COPE (inglês).

O(s) autor(es) deve(m) declarar a existência de conflito de interesses quando for o caso, utilizando o campo apropriado disponível no template notas da obra que será enviado como documento suplementar do artigo, e também no campo correspondente do sistema durante o processo de submissão.

Retratação e manifestação de preocupação

O editor tem o dever de agir na suspeita ou alegação de má conduta identificada. Esta investigação se estende tanto às submissões quanto aos artigos publicados.

A Revista de Ciência e Inovação tem como instrumento os fluxogramas COPE para apurar fatos e determinar as ações necessárias na resolução dos casos. Também adota o Guia pra registro e publicação de retratação do Scielo.

Artigos apresentados em eventos científicos

Não serãi aceitos artigos já apresentados na íntegra em eventos científicos. Apenas serão aceitas aquelas comunicações não apresentadas na íntegra, como os “short papers” ou resumos, sempre que os trabalhos sejam reelaborados, ampliados e que as modificações sejam significativas pois entende-se que este último texto será inédito em relação ao primeiro, assim passível de ser aceito para avaliação.

Os autores tem a obrigação de informar o evento (nome e link do site) onde foi apresentada a comunicação no processo de submissão do artigo, no campo “comentários ao editor” do sistema.

Conflito de Interesses

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão.

Na arte de avaliação de um manuscrito, a envolver autores e revisores, a revista  verifica com rigor, a partir de sua editoria, pelo estabelecimento de uma política a evitar envolvimento de pessoas a manterem relações pessoais, de amizade ou adversidade, assim como a envolver pessoas e instituições.

Este procedimento visa dar confiabilidade ao processo de análise do material submetido, com consequente aumento da credibilidade dos artigos publicados. Neste sentido solicita-se aos autores e revisores contatarem com o Conselho Editorial da Revista em caso de se evidenciar: a) ligações e conflitos pessoais e institucionais (de caráter familiar e partidário) entre revisores e autores; b) apoio financeiro obtido no desenvolvimento do trabalho e a incidir em leitura que possa prejudicar a confiabilidade do material produzido.

Avaliação por pares

A Revista de Ciência e Inovação adota em seu processo editorial a avaliação duplo-cego anônima (double-blind peer review).

Os originais são pré-avaliados pelos Editores que terão em consideração: originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais. Caso contrário os autores serão notificados num prazo de 15 dias com a rejeição e arquivamento do artigo.

Se obtiver uma avaliação positiva o manuscrito aprovado será encaminhado para dois pareceristas externos à Revista de Ciência e Inovação, aos quais caberá, num prazo de até 30 dias, a análise, aprovação (com ou sem modificações) ou recusa do mesmo. Quando for preciso os editores poderão solicitar a participação de mais avaliadores. O Editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito notificará ao autor da “Aceitação sem alterações”, “Aceitação com pequenos ajustes”, “Correções obrigatórias” (e nova rodada de análise de pareceristas) ou “Rejeição” e arquivamento do mesmo.

Nos casos de “Aceitação com pequenos ajustes” e “Correções obrigatórias” (e nova rodada de análise de pareceristas), o autor terá um prazo de 30 dias para encaminhar à revista o manuscrito revisto e documento comentando as alterações feitas. O Editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito, encaminhará para os avaliadores, a nova versão do manuscrito e o documento com os comentários e/ou justificativas, para estar verificando se o texto revisado atendeu ou não às exigências dos pareceristas, e informar se o texto pode ser aceito, rejeitado ou ainda precisa de modificações.

No caso de a avaliação final do manuscrito ser “rejeitado”, o autor será notificado sobre o motivo da recusa e, o manuscrito arquivado.

Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, os Editores se reservam o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela revista.

Os editores se reservam o direito a rejeitar aquelas obras que tenham um conteúdo significativamente similar (plágio) com outras em qualquer parte do processo aonde se identifique. Para tal fim a Revista utiliza o software Ithenticate, para a deteção de plágio.

O tempo médio de resposta desde a aceitação do original até a confirmação de publicação é de aproximadamente 150 dias.

Declaração de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Segundo o estabelece a LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018, Lei Geral de Proteção de Dados LGPD, nos seus Art 3° e Art 23°.