Política editorial

🔍 Buscar

POLÍTICA EDITORIAL

A submissão de um artigo à RCI pressupõe que não tenha sido publicado, total ou parcialmente, em livros ou revistas, e não tenha sido enviado simultaneamente a outro(s) periódico(s). 

A contribuição deve ser original e inédita e não se encontrar disponível em outro meio (periódico, repositório digital etc.)

A RCI apoia o uso de servidores preprint e aceita manuscritos depositados previamente em servidores confiáveis, cuja localização virtual (link, DOI, etc.) deve ser informada no momento da submissão.

 

Processo de avaliação por pares

Os manuscritos submetidos à RCI entram no processo editorial, composto pelas seguintes etapas:

1) Revisão técnica

Os originais são pré-avaliados pela equipe técnica e editores (desk review). Os manuscritos são, inicialmente, analisados quanto à ocorrência de plágio (detecção por software), qualidade técnico-científica, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais e éticas.

Em caso de reprovação nessa etapa, os autores recebem notificação com a justificativa da rejeição, e os manuscritos são arquivados. Os editores se reservam o direito de rejeitar, em qualquer parte do processo, aquelas obras que tenham um conteúdo significativamente similar ao de outras (plágio).

2) Revisão externa por pares

A RCI adota o sistema de avaliação duplo-cego anônimo (double anonymous peer review), no qual os avaliadores ad hoc não conhecem a identidade dos autores e não são identificados na revisão enviada a estes. Os trabalhos aceitos na pré-avaliação são enviados para, no mínimo, dois avaliadores externos, especialistas na área. 

São critérios para a avaliação o mérito científico e o conteúdo do manuscrito, a partir dos seguintes aspectos: originalidade e importância da contribuição, metodologia adequada, cumprimento dos critérios éticos e integridade da pesquisa, relação entre o problema proposto e a apresentação/análise dos dados, conclusão respaldada nos dados, clareza, coerência e organização textual.

Em caso de discordância nos pareceres recebidos, o artigo será enviado a um terceiro avaliador. O processo de avaliação dos manuscritos segue as recomendações das “Diretrizes para avaliadores da Revista de Ciência e Inovação”, baseadas nas recomendações do COPE (Committee on Publication Ethics). 

No final da fase de revisão, os editores analisam as avaliações recebidas pelos revisores de área e encaminham um parecer aos autores, contendo a Decisão Editorial:

a) aceitar submissão (aceitação incondicional): o artigo contempla todas as condições técnico-científicas exigidas para aceite no periódico. Os ajustes necessários podem ser feitos pela própria equipe de editoração;

b) solicitar modificações (aceitação condicional): o artigo tem parecer favorável à publicação, sendo necessário, porém, que o(s) autor(es) realize(m) modificações propostas pelos revisores, dentro do prazo estabelecido pelos editores. O processo de parecer por pares implica o compromisso dos autores em atender, da forma mais satisfatória e breve possível, as observações dos avaliadores. A equipe editorial se reserva o direito de recusar artigos cujos autores desconsiderem as sugestões dos avaliadores sem justificativa razoável; ou

c) rejeitar submissão (não aceitação): o artigo tem parecer desfavorável à publicação, por dois ou mais revisores de área. Os editores encaminham um parecer com a justificativa da decisão para os autores, além de sugestões que podem contribuir para a qualidade do artigo. O manuscrito é arquivado.

3) Edição de texto e editoração

Os manuscritos aceitos são encaminhados para revisão de língua portuguesa e estrangeira (inglês e espanhol) e, por fim, revisão de normas técnicas (ABNT). Eventualmente, os artigos poderão retornar aos autores para consulta e/ou aprovação alterações durante o processo. Após essa etapa, o manuscrito segue para diagramação e publicação. 

 

Política de seção

A Revista de Ciência e Inovação publica:

a) artigos originais: trabalhos resultantes de pesquisas científicas com dados originais e embasados pela metodologia científica;

b) artigos de revisão: avaliações críticas e sistematizadas da literatura sobre determinado assunto, a partir de diferentes perspectivas teóricas; e

c) comunicações curtas: enquadram-se nessa categoria, que abrange trabalhos de natureza técnica, relatos breves de achados científicos de interesse das áreas da RCI, sem análises abrangentes e discussões aprofundadas.

 

Cobrança de taxas

A RCI não cobra taxas para submissão, processamento e/ou publicação.

 

Direitos autorais, propriedade intelectual e termos de uso

Seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, a RCI disponibiliza seu conteúdo em Full Open Access. Assim, os autores conservam todos os seus direitos, permitindo que a revista publique artigos de livre acesso a toda a sociedade.

Os conteúdos da RCI estão sob a licença Creative Commons 4.0 CC BY, que permite a qualquer usuário(a) compartilhar (copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar, para qualquer fim, mesmo que comercial) o conteúdo, nos seguintes termos:

- Atribuição: o(a) usuário(a) deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas. Isso deve ser feito em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma forma que sugira ao(à) licenciante apoiá-lo(a) ou apoiar o seu uso; e

- Sem restrições adicionais: o(a) usuário(a) não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer algo que a licença permita.