POLÍTICA EDITORIAL
A submissão de um manuscrito à RCI pressupõe que não tenha sido publicado, total ou parcialmente, em livros ou revistas, e não tenha sido enviado simultaneamente a outro periódico.
A contribuição deve ser original e inédita e não se encontrar disponível em outro meio (periódico, repositório digital etc.). Publicações múltiplas ou redundantes não são permitidas.
Processo de avaliação por pares
Os manuscritos submetidos à RCI seguem o processo editorial, composto pelas seguintes etapas:
1) Pré-avaliação editorial (Desk Review)
Os manuscritos submetidos serão, inicialmente, pré-avaliados pelo editor da revista e/ou pelos editores assistentes em relação à qualidade técnico-científica, contribuição, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais e éticas. Em seguida, os textos serão encaminhados à equipe técnica para análise em relação à presença de similaridade (plágio e autoplágio).
Em caso de reprovação nessa etapa, os autores recebem notificação com a justificativa da rejeição, e os manuscritos são arquivados. Se o manuscrito obtiver uma avaliação positiva, será encaminhado para a fase de avaliação por pares.
2) Avaliação externa por pares
A RCI adota o sistema de avaliação duplo-cego anônimo (double anonymous peer review), no qual os avaliadores ad hoc não conhecem a identidade dos autores e não são identificados na revisão enviada a estes. Os manuscritos aceitos na pré-avaliação são enviados para, no mínimo, dois avaliadores externos, especialistas na área.
São critérios para a avaliação o mérito científico e o conteúdo do manuscrito, a partir dos seguintes aspectos: originalidade e importância da contribuição, metodologia adequada, cumprimento dos critérios éticos e integridade da pesquisa, relação entre o problema proposto e a apresentação/análise dos dados, conclusão respaldada nos dados, clareza, coerência e organização textual.
Em caso de discordância nos pareceres recebidos, o artigo será enviado a um terceiro avaliador.
O processo de avaliação dos manuscritos segue as recomendações das “Diretrizes para avaliadores da Revista de Ciência e Inovação”, baseadas nas recomendações do COPE (Committee on Publication Ethics).
No final da fase de revisão, os editores analisam as avaliações recebidas pelos revisores de área e encaminham um parecer aos autores, contendo a decisão editorial de: a) aceitar submissão: o artigo contempla todas as condições técnico-científicas exigidas para aceite no periódico. Os ajustes necessários podem ser feitos pela própria equipe de editoração; b) solicitar modificações: o artigo tem parecer favorável à publicação, sendo necessário, porém, que o(s) autor(es) realize(m) as modificações propostas pelos revisores, dentro do prazo estabelecido pelos editores. O processo de parecer por pares implica o compromisso dos autores em atender, da forma mais satisfatória e breve possível, as observações dos avaliadores. O(a) editor(a) se reserva o direito de recusar artigos cujos autores desconsiderem as sugestões dos avaliadores sem justificativa razoável; ou c) rejeitar submissão: o artigo tem parecer desfavorável à publicação, por dois ou mais revisores de área. Os editores encaminham um parecer com a justificativa da decisão para os autores, além de sugestões que podem contribuir para a qualidade do artigo. O manuscrito é arquivado.
3) Edição de texto e editoração
Os manuscritos aceitos são revisados pela equipe editorial e, após, encaminhados à equipe técnica para revisão gramatical e normatização. Eventualmente, os artigos poderão retornar aos autores para consulta, e/ou ajustes e/ou aprovação de alterações durante o processo. Os textos completos são, novamente, revisados pelo editor para ajustes finais. Após essa etapa, os manuscritos seguem para a diagramação e, posteriormente, para a publicação.
Um arquivo digital do trabalho ficará disponível em formato PDF no site da revista após a sua publicação.
Os manuscritos são acompanhados pelo(a) editor(a) e/ou editores assistentes durante todo o processo editorial, sendo de responsabilidade do editor as decisões finais.
O tempo médio, desde a submissão do manuscrito até a sua publicação é de, aproximadamente, 38 semanas.
Política de quarentena
A RCI não publica artigos, de mesmo(s) autor(es), em dois volumes consecutivos, mesmo que sendo em co-autoria. Deve-se aguardar um período de, pelo menos, 12 meses para que o(s) autor(es) possa(m) publicar um novo artigo na revista.
Os autores devem estar cientes e se responsabilizarem pelo cumprimento dessa norma.
Política para redução da endogenia
A partir de 2025, a RCI limitará a taxa de endogenia (autores oriundos do IFFar) em 20%, por volume. Caso haja excedente, os artigos aceitos, de autores provenientes do IFFar, serão publicados em volumes futuros. Esta medida visa à adequação da RCI aos padrões de qualidade exigidos pela editoração científica.
Os autores devem estar cientes e se responsabilizar pelo cumprimento dessa norma.
Política de acesso aberto
A RCI adere à definição de acesso aberto (Full Open Access) do DOAJ, de forma que todo seu conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos ao usuário ou a instituição. Os artigos não possuem período de embargo e não há necessidade de os usuários se registrarem para ler seu conteúdo. Seguindo as recomendações do acesso aberto, os autores conservam todos os seus direitos, permitindo que a RCI possa publicar seus artigos e, assim, disponibilizar para toda a comunidade científica. Desta forma, o acesso aberto e gratuito, favorece um maior intercâmbio global de conhecimento.
Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 CC BY.
Desta forma, qualquer usuário tem permissão para:
- compartilhar: copiar, baixar, imprimir ou redistribuir, em qualquer formato ou suporte,
- adaptar: remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial,
De acordo com os seguintes termos:
Atribuição: você dever dar um crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se alterações foram feitas.
Sem restrições adicionais: você pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tencológico que restrinjam legamente outros de fazerem algo que a licença permita.
Tais definições estão de acordo com aquelas do comitê diretivo do Budapest Open Access Initiative (BOAI) de acesso aberto.
Preprints
Em conformidade com a Ciência Aberta, a RCI apoia o uso de servidores preprint e aceita manuscritos depositados previamente em servidores confiáveis, cuja localização virtual (link, DOI, etc.) deve ser informada no momento da submissão.
Cobrança de taxas
A RCI é um periódico de acesso aberto diamante e não cobra taxas para submissão, processamento e/ou publicação.
Política sobre autoria e contribuição dos autores
A indicação de autoria deve ser atribuída somente àqueles que contribuíram, de forma significativa, para a concepção e desenvolvimento da pesquisa/manuscrito, conforme disposto no Guia para autores do COPE.
Os papéis que descrevem a contribuição específica de cada um dos autores segue a taxonomia CRediT (Contributor Roles Taxonomy), que são: 1) Conceitualização; 2) Curadoria de dados; 3) Análise formal; 4) Aquisição de financiamento; 5) Investigação; 6) Metodologia; 7) Administração do projeto; 8) Recursos; 9) Software; 10) Supervisão; 11) Validação; 12) Visualização; 13) Redação: rascunho original; e 14) Redação - revisão e edição. As contribuições de cada um dos autores deverão ser informadas, no momento da submissão do manuscrito, no campo “Comentários para o Editor”.
Política de conflito de interesses
Autores, editores e revisores são responsáveis por evitar conflitos de interesse (seja pessoal, comercial, político, acadêmico e/ou financeiro) que possam influenciar na análise do manuscrito (ver Política Ética).
Comitê de Ética em Pesquisa
Todos os manuscritos que realizamm coleta de dados envolvendo seres humanos, bem como o recrutamento de participantes devem apresentar uma cópia de aprovação do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (ver Política Ética).
Pesquisas envolvendo animais
Caso o manuscrito envolva animais, os autores devem apresentar declaração de que todos os procedimentos éticos foram cumpridos (ver Política Ética).
Política de ética e más condutas, erratas e retratações
Durante todo o processo editorial, o editor tem o dever de agir na suspeita ou alegação de má conduta, conforme as orientações do COPE. Para a apuração dos fatos e a determinação das ações necessárias na resolução dos casos, a RCI utiliza como instrumento o Guia para registro e publicação de retratação da SciELO.
Em qualquer fase do fluxo editorial, os editores da RCI se reservam o direito de rejeitar aqueles manuscritos que apresentarem conteúdo similar (plágio e autoplágio), após análise no software iThenticate (ver Política Ética).
Direitos autorais
As pessoas que publicam seus artigos científicos na RCI concordam com os seguintes termos:
- os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCI o direito de primeira publicação, sendo o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do manuscrito publicado, como depositar o trabalho em repositório institucional ou publicá-lo como capítulo de livro, desde haja reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- os autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online, incluindo depositar o documento em repositório institucional ou publicar em sua página pessoal, especialmente após o aceite da submissão, tendo em vista o aumento da visibilidade do artigo publicado.
Propriedade intelectual e Termos de uso
A RCI se reserva o direito de editar os artigos originais aceitos para adequação do seu conteúdo às normas gramaticais e de formatação, aos padrões de normalização de citações e referências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ao projeto gráfico da revista. Todas as alterações no artigo original aceito serão, previamente, encaminhadas para aprovação dos autores.
A RCI segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto e seus conteúdos estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional - CC BY.
Assim, os autores mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC BY, que permite a qualquer usuário: a) compartilhar - copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato; e b) adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Isso permite que os artigos científicos publicados na RCI possam ser reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
De acordo com os esses termos, o usuário é obrigatório atribuir o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas no conteúdo licenciado. O usuário não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
A RCI incentiva os autores a autoarquivar seus artigos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja feita a referência ao original publicado na revista.
Política de seção
A RCI publica:
a) artigos originais: trabalhos resultantes de pesquisas científicas com dados originais e embasados pela metodologia científica;
b) artigos de revisão: avaliações críticas e sistematizadas da literatura sobre determinado assunto, a partir de diferentes perspectivas teóricas; e
c) comunicações curtas: enquadram-se nessa categoria, textos com informações sucintas e conclusivas. Não serão aceitos resultados preliminares.