POLÍTICA EDITORIAL
A submissão de um artigo à RCI pressupõe que não tenha sido publicado, total ou parcialmente, em livros ou revistas, e não tenha sido enviado simultaneamente a outro(s) periódico(s).
A contribuição deve ser original e inédita e não se encontrar disponível em outro meio (periódico, repositório digital etc.). Publicações múltiplas ou redundantes não são permitidas.
Em conformidade com a Ciência Aberta, a RCI apoia o uso de servidores preprint e aceita manuscritos depositados previamente em servidores confiáveis, cuja localização virtual (link, DOI, etc.) deve ser informada no momento da submissão.
Processo de avaliação por pares
Os manuscritos submetidos à RCI seguem o processo editorial, composto pelas seguintes etapas:
1) Pré-avaliação editorial e revisão técnica
Os artigos serão, inicialmente, avaliados pelo editor da revista e editor(es) assistente(s) em relação à qualidade técnico-científica, contribuição, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais e éticas. Em seguida, os textos serão encaminhados à equipe técnica para análise em relação à similaridade (detecção por software).
Em caso de reprovação nessa etapa, os autores recebem notificação com a justificativa da rejeição, e os manuscritos são arquivados. Os editores se reservam o direito de rejeitar, em qualquer parte do processo, aquelas obras que tenham um conteúdo significativamente similar (plágio ou autoplágio).
Se o manuscrito obtiver uma avaliação positiva, será encaminhado para a fase de avaliação por pares.
2) Avaliação externa por pares
A RCI adota o sistema de avaliação duplo-cego anônimo (double anonymous peer review), no qual os avaliadores ad hoc não conhecem a identidade dos autores e não são identificados na revisão enviada a estes. Os trabalhos aceitos na pré-avaliação são enviados para, no mínimo, dois avaliadores externos, especialistas na área.
São critérios para a avaliação o mérito científico e o conteúdo do manuscrito, a partir dos seguintes aspectos: originalidade e importância da contribuição, metodologia adequada, cumprimento dos critérios éticos e integridade da pesquisa, relação entre o problema proposto e a apresentação/análise dos dados, conclusão respaldada nos dados, clareza, coerência e organização textual.
Em caso de discordância nos pareceres recebidos, o artigo será enviado a um terceiro avaliador. O processo de avaliação dos manuscritos segue as recomendações das “Diretrizes para avaliadores da Revista de Ciência e Inovação”, baseadas nas recomendações do COPE (Committee on Publication Ethics).
No final da fase de revisão, os editores analisam as avaliações recebidas pelos revisores de área e encaminham um parecer aos autores, contendo a decisão editorial de:
a) aceitar submissão: o artigo contempla todas as condições técnico-científicas exigidas para aceite no periódico. Os ajustes necessários podem ser feitos pela própria equipe de editoração;
b) solicitar modificações: o artigo tem parecer favorável à publicação, sendo necessário, porém, que o(s) autor(es) realize(m) as modificações propostas pelos revisores, dentro do prazo estabelecido pelos editores. O processo de parecer por pares implica o compromisso dos autores em atender, da forma mais satisfatória e breve possível, as observações dos avaliadores. A equipe editorial se reserva o direito de recusar artigos cujos autores desconsiderem as sugestões dos avaliadores sem justificativa razoável; ou
c) rejeitar submissão: o artigo tem parecer desfavorável à publicação, por dois ou mais revisores de área. Os editores encaminham um parecer com a justificativa da decisão para os autores, além de sugestões que podem contribuir para a qualidade do artigo. O manuscrito é arquivado.
3) Edição de texto e editoração
Os manuscritos revisados e aceitos são avaliados pela equipe editorial e, após, encaminhados para revisão gramatical. Por fim, os artigos seguem para a revisão de normas técnicas (ABNT). Eventualmente, os artigos poderão retornar aos autores para consulta, e/ou ajustes e/ou aprovação de alterações durante o processo. Os textos completos são, novamente, revisados pelo editor para ajustes finais. Após essa etapa, os manuscritos seguem para a diagramação e, posterior, publicação. Um arquivo digital do trabalho ficará disponível em formato PDF no site da revista após a sua publicação.
O tempo médio desde a submissão do manuscrito até a sua publicação é de, aproximadamente, 46 semanas.
Política de seção
A Revista de Ciência e Inovação publica:
a) artigos originais: trabalhos resultantes de pesquisas científicas com dados originais e embasados pela metodologia científica;
b) artigos de revisão: avaliações críticas e sistematizadas da literatura sobre determinado assunto, a partir de diferentes perspectivas teóricas; e
c) comunicações curtas: enquadram-se nessa categoria, textos com informações sucintas e conclusivas. Não serão aceitos resultados preliminares.
Cobrança de taxas
A RCI não cobra taxas para submissão, processamento e/ou publicação.
Direitos autorais, propriedade intelectual e termos de uso
Seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, a RCI disponibiliza seu conteúdo em Full Open Access. Assim, os autores conservam todos os seus direitos, permitindo que a revista publique artigos de livre acesso a toda a sociedade.
Os conteúdos da RCI estão sob a licença Creative Commons 4.0 CC BY, que permite a qualquer usuário(a) compartilhar (copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar, para qualquer fim, mesmo que comercial) o conteúdo, nos seguintes termos:
- Atribuição: o(a) usuário(a) deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas. Isso deve ser feito em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma forma que sugira ao(à) licenciante apoiá-lo(a) ou apoiar o seu uso; e
- Sem restrições adicionais: o(a) usuário(a) não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer algo que a licença permita.