Submissões
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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra disponível em outro meio (periódico, repositório digital etc.)
  • O(s) autor(es) está(ão) de acordo com as Políticas Éticas e Editoriais da RCI e se responsabiliza(m) pelo seu cumprimento.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc/.docx), OpenOffice/LibreOffice (.odt) ou .rtf.
  • As URLs para as referências foram informadas, quando possível.
  • O texto segue as normas descritas nas “Diretrizes para autores” e se encontra no arquivo “modelo.doc” (template).
  • O(s) autor(es) estão cientes de que o manuscrito submetido será revisado por pares (revisão duplo-cego) e aceita(m) o acesso global ao seu trabalho.
  • A localização virtual de manuscritos previamente disponibilizados em servidores preprint deve ser informada (link, DOI, etc.) no campo "Comentários para o Editor".
  • O(A) autor(a) correspondente deve cadastrar TODOS OS AUTORES do trabalho no momento da submissão, NA ORDEM em que devem aparecer no trabalho publicado.
  • O(A) autor(a) responsável pela submissão, em conjunto com os demais coautores inseridos em metadados, responsabiliza-se por declarar qualquer conflito de interesse (pessoal, comercial, acadêmico, político e/ou financeiro) relacionado ao manuscrito. A declaração, se necessária, deve ser registrada no campo “Comentários para o Editor”.
  • Nos metadados, deve ser incluído o registro completo da afiliação institucional (instituição, departamento, local, estado e país) de todos os autores.
  • Todos os autores devem informar seus números de ORCID. Caso seja necessário, o cadastro pode ser feito neste endereço: https://orcid.org/signin.
  • A titulação acadêmica máxima e a afiliação institucional do(s) autor(es) será(ão) incluídas na ocasião do cadastro dos metadados (em Instituição/Afiliação e Resumo da Bibliografia).
  • Todos os autores devem informar os números de ORCID no campo com esse nome ou enviá-lo posteriormente para o e-mail rcif@iffarroupilha.edu.br, caso já o possua. Se não for cadastrado no ORCID, deverá fazê-lo no endereço: https://orcid.org/signin.
  • Os artigos devem ser enviados, em formato digital, por meio do endereço https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao. Dúvidas podem ser respondidas pelo e-mail rcif@iffarroupilha.edu.br.
  • No início da submissão, deve ser escolhida a seção mais apropriada para o artigo.
  • Após o cadastro do(a) autor(a), devem ser seguidos os cinco passos para a submissão: 1) Início; 2) Transferência do manuscrito; 3) Inclusão de metadados; 4) Transferência de documentos suplementares; e 5) Confirmação.

Diretrizes para Autores

- São aceitos textos originais escritos em português, espanhol ou inglês.

- Os artigos submetidos devem ser organizados em uma das categorias de textos:

a) artigos originais: Sugere-se que o manuscrito apresente as seguintes seções: Introdução, Material e Métodos (ou Metodologia), Resultados e Discussão (podem ser separados), Conclusão (ou Considerações finais), Agradecimentos (opcional) e Referências. As seções devem ser numeradas com algarismos arábicos, exceto Agradecimentos e Referências, que não são numerados;

b) artigos de revisão: Sugere-se que os artigos de revisão sejam estruturados da seguinte forma: Introdução, Desenvolvimento (com subtítulos ou subseções), Conclusão (ou Considerações finais), Agradecimentos (opcional) e Referências. As seções devem ser numeradas com algarismos arábicos, exceto Agradecimentos e Referências, que não são numerados; ou

c) comunicações curtas: As comunicações curtas devem se constituir de texto único, sem subdivisão de seções, porém incluindo Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão e Conclusão. Podem ter tabelas, figuras e/ou quadros.


Normas gerais de formatação

- O texto deve ser redigido em folha tamanho A4, com fonte Arial, tamanho 12, justificado, com parágrafo de entrada de 1,25 cm e espaçamento automático depois dos parágrafos, espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior e esquerda de 3,0 cm e inferior e direita de 2,5 cm.

- O máximo de páginas será 20 para artigo científico, 20 para artigo de revisão e oito para comunicação curta, incluindo tabelas, quadros e figuras.

- Figuras, tabelas e quadros devem estar inseridos ao longo do texto, na posição em que devem ser publicados. As figuras devem ter extensão .jpeg e resolução mínima de 300 dpi. Imagens com baixa resolução ou qualidade ruim não serão aceitas.

- O resumo deve conter até 200 (duzentas) palavras e ser escrito em três idiomas (português, inglês e espanhol). As citações e referências bibliográficas devem estar de acordo com as normas da ABNT (NBR 10520/2023 e NBR 6023/2018).

- O manuscrito deve, obrigatoriamente, estar inserido no arquivo “modelo.doc” (TEMPLATE). 

- O arquivo.doc (TEMPLATE) encaminhado não deve conter nomes e afiliações dos autores.

- O nome completo dos autores e suas respectivas afiliações (instituição, departamento, local, estado e país) devem ser inseridos em metadados, na ordem em que devem aparecer no artigo publicado. A equipe editorial da RCI não aceitará a inserção de autores e/ou alteração na ordem dos autores após o processo de submissão inicial.

- Sugere-se que o número máximo de autores, por proposta, não seja superior a cinco.

- As palavras-chave inseridas no sistema, no momento da submissão, devem ser as mesmas que constam do resumo do manuscrito.

- A RCI não publica mais de um manuscrito, de mesma autoria, em dois volumes consecutivos. 

- Veja um tutorial com passo a passo e informações adicionais importantes em: Tutorial para Submissão de Artigos na RCI

Política de Privacidade

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