Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, não sendo avaliada para publicação por outro periódico; caso contrário, deve ser justificado em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice/LibreOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, exemplificados no Modelo para Apresentação/Formatação (Template).
  • Figuras e tabelas estão no texto, não no final do documento na forma de anexos; as tabelas estão em um formato editável.
  • Escolha a seção mais apropriada para o seu artigo.
  • No caso de submissão a uma seção com revisão por pares (por exemplo, artigos), as instruções disponíveis em garantir a revisão por pares duplo-cego foram seguidas.
  • Os artigos devem ser enviados em formato digital através da página: https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao. Qualquer dúvida, entrar em contato através do e-mail: rcif@iffarroupilha.edu.br .
  • Manuscritos previamente disponibilizados em servidores preprint deverão informar a localização virtual do mesmo (link, DOI etc.) no campo "Comentários para editor".
  • Após se cadastrar como Autor, inicie os cinco passos para submissão: 1. Início; 2. Transferência do manuscrito; 3. Inclusão de metadados; 4. Transferência de documentos suplementares; 5. Confirmação.
  • O autor correspondente deve cadastrar todos os autores do trabalho no momento da submissão. A revista não permitirá a inclusão de autores após iniciado o processo de avaliação pelos pares.
  • A titulação acadêmica máxima e a afiliação institucional do(s) autor(es) será(ão) incluídas na ocasião do cadastro dos metadados (em Instituição/Afiliação e Resumo da Bibliografia).
  • Todos os autores devem informar os números de ORCID no campo com esse nome ou enviá-lo posteriormente para o e-mail rcif@iffarroupilha.edu.br, caso já o possua. Se não for cadastrado no ORCID, deverá fazê-lo no endereço: https://orcid.org/signin.
  • O(s) autor(es) que tiverem seus trabalhos aceitos para publicação na Revista de Ciência e Inovação assumem o compromisso de atuar como avaliadores. O Conselho Editorial se reserva o direito de não submeter à segunda etapa de avaliação (parecer duplo-cego por pares) artigos cujos autores reiteradamente se recusem a emitir pareceres quando convidados pela revista.

Diretrizes para Autores

A Revista de Ciência e Inovação (RCI) constitui-se numa publicação técnico-científica multidisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). A RCI tem por finalidade publicar trabalhos originais e inéditos da produção científica nacional e internacional nas diversas áreas do conhecimento.

Devido ao seu aspecto multidisciplinar publica artigos originais, artigos de revisão, comunicações curtas nas áreas do conhecimento como Educação, Engenharia, Tecnologia e Gestão, Meio Ambiente e Agrárias, Saúde e Biológicas e Sociais e Humanidades. Os artigos podem ser publicados em Português, Inglês e Espanhol.

A Ciência e Inovação apresenta fluxo contínuo de divulgação e encontra-se disponível exclusivamente no formato eletrônico (on-line). Esta revista não cobra taxas dos autores para a submissão, processamento e publicação de artigos e ainda oferece acesso gratuito e aberto ao seu conteúdo em nosso site.

Categorias de textos

Além dos artigos originais, que têm prioridade, a revista de Ciência e Inovação publica artigos de revisão e comunicações curtas.

- Artigo originais: trabalhos resultantes de pesquisas científicas com dados originais de pesquisas baseadas em dados empíricos ou teóricos, utilizando metodologia científica.

- Artigo de revisão: avaliação crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto, contendo obrigatoriamente conclusões.

- Comunicações curtas: São breves relatos de achados científicos de interesse das áreas da RCI, mas que não incluem uma análise mais abrangente e uma discussão mais longa. Esta categoria inclui trabalhos de natureza técnica. 

1 Estrutura do trabalho

1.1 Formatação

Os trabalhos devem ser estruturados de acordo com as especificações abaixo. Para isso é obrigatório que as informações do texto sejam inseridas no template (arquivo padrão) disponibilizado, no formato Word, no site da revista.

- O texto deve ser digitado em programa Microsoft Word, fonte Arial tamanho 14, espaçamento 1,5, página A4, alinhamento justificado e parágrafos com entrada de 1,25 cm. Exceto as citações diretas longas, resumo e referências que devem ser apresentadas com espaço 1,0.  Todas as páginas e linhas devem ser numeradas continuamente.

-  Palavras estrangeiras, termos técnicos ou apresentados devem estar em itálico. Use aspas apenas para aspas diretas.

- Os artigos originais e artigos de revisão devem ter um limite máximo de 20 páginas e para comunicações curtas um limite máximo de 5 páginas.

- Evite usar mais de 5 (cinco) tabelas, quadros ou figuras no texto. Devem ser incluídos apenas os elementos gráficos essenciais, evitando tabelas ou quadros muito longos.

1.2 Estruturação

1.2.1 Itens preliminares

- Título que identifique o conteúdo em português, inglês e espanhol.

- Resumo informativo em português, inglês e espanhol com no máximo 1.250 caracteres (com espaços).

- Os artigos escritos em Português deverão apresentar, junto com o título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito, título, resumo e palavras-chave em Inglês. Os artigos escritos em Inglês deverão apresentar, junto com o título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito, título, resumo e palavras-chave em Português. Os artigos escritos em Espanhol deverão apresentar, junto com o título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito, título, resumo e palavras-chave em Português e Inglês.

- Palavras-chave, Keywords e Palabras clave, constituídas de três até cinco termos que identifiquem os principais assuntos abordados no artigo em português, inglês e espanhol, separados por ponto.

- Os arquivos .DOC não devem conter os nomes ou afiliações de nenhum dos autores no texto, mas deverão ser inseridos corretamente nos metadados.

       As submissões que não atenderem a essa estrutura serão devolvidas aos autores para inclusão dos itens faltantes ou incorretos. Será informado um prazo para recebimento do documento alterado. O não cumprimento desse prazo implicará o arquivamento da submissão.

1.2.2 Texto do trabalho

Recomenda-se observar as normas da ABNT referentes à apresentação de artigo em publicação periódica (NBR 6022/2018), apresentação de referências (NBR 6023/2018), citações em documentos (NBR 10520/2002), norma para datar (NBR 5892/1989), numeração progressiva das seções de um documento (NBR 6024/2012) e resumos (NBR 6028/2003), assim como as normas de apresentação tabular do IBGE.

 

1.2.2.1 Referências (documentos citados no texto, conforme NBR 6023/2018)

A apresentação das referências deve seguir as seguintes recomendações:

  • Todas as referências devem ser organizadas em ordem alfabética, alinhadas à margem esquerda e colocadas ao final do artigo, sob o título Referências.
  • O espaço entre as linhas é simples e, entre cada referência, mais um espaço simples.
  • O recurso tipográfico utilizado para destacar o elemento título deve ser o negrito em todas as referências. Isso não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade.
  • Nome(s) de autor(es) e/ou títulos de várias obras referenciadas sucessivamente, na mesma página, deve(m) ser apresentado(s) sem supressão dessas informações.
  • Indica(m)-se o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido(s) do(s) prenome(s) e outros sobrenomes abreviados, com a inicial maiúscula seguida de ponto-final. Referência com até 3 autores, todos deverão ser incluídos, separados por ponto e vírgula. A partir de 4, o primeiro deverá ser informado, seguido da expressão et al.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.