Políticas éticas

🔍 Buscar

Políticas Éticas

Ética e boas práticas para publicação

A RCI segue rigorosos procedimentos destinados a garantir o comportamento ético na comunicação científica, conforme as orientações do Código de Conduta do Committee on Publication Ethics (COPE)

Editor(a)-chefe e editores-assistentes

O(A) editor(a)-chefe da RCI, amparado pelos editores-assistentes, atua em todas as decisões referentes à revista e aos manuscritos, visando a assegurar a sua qualidade e o cumprimento das políticas editoriais e éticas. Garante uma avaliação baseada unicamente no mérito científico, livre de julgamentos de ordem pessoal. Domina e executa todas as etapas do fluxo editorial (submissão, avaliação dos pares, edição de texto, diagramação e publicação).

Os editores têm como função manter e melhorar a qualidade dos trabalhos submetidos à RCI, sendo responsáveis pela análise preliminar dos manuscritos, em relação ao seu conteúdo científico, originalidade e cumprimento das políticas editoriais da revista.

Além disso, são responsáveis por garantir a integridade do processo de avaliação duplo-cega por pares (double-blind review), conferindo se os autores e avaliadores enviam seus manuscritos ou pareceres sem identificação de propriedade. Compete-lhes, ainda, a indicação/escolha dos avaliadores científicos e a análise e encaminhamento dos pareceres/recomendações técnicas aos autores.

A escolha dos avaliadores deve ser baseada na expertise relacionada ao conteúdo dos manuscritos. Deve-se dar preferência a profissionais que não sejam da mesma instituição dos autores, evitando-se aqueles que têm publicações em conjunto nos últimos cinco anos.

Os manuscritos são acompanhados pelo(a) editor(a)-chefe e/ou outro membro da equipe durante todo o processo editorial, cabendo àquele(a) a decisão editorial.

A organização das publicações e edições, a escolha do corpo editorial e a indexação nas bases de dados e diretórios de revistas científicas são outras atribuições do(a) editor(a)-chefe, que trabalha em conjunto com os demais membros do corpo editorial, ao qual se dirige para legitimar as suas decisões.

O(A) editor(a)-chefe e os demais membros da equipe editorial não devem divulgar nenhuma informação sobre um manuscrito submetido, exceto para os autores, revisores ou demais consultores editoriais.

Os editores devem proteger a propriedade intelectual.

Os manuscritos submetidos e não publicados na RCI são arquivados e não podem ser utilizados para outros fins sem o consentimento dos autores.

Em caso de erros encontrados em manuscritos publicados na revista, os editores devem tomar as medidas cabíveis para correção e retratação.

A prática editorial e a relação dos editores com os autores e avaliadores estão amparadas no Guia para Editores do COPE. 

Conselho Editorial

Os membros do Conselho Editorial têm função consultiva e podem ser consultados pelo(a) editor(a)-chefe ou editores assistentes para a tomada de decisões em relação às políticas editoriais, éticas e/ou algum conflito de interesse. Também podem ser chamados para emitir pareceres sobre manuscritos.

As recomendações do conselho editorial estão apoiadas nas diretrizes éticas do COPE e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

Apoio editorial

A equipe de apoio editorial é responsável pela análise de similaridade e normas técnicas, gestão do portal, revisões gramaticais, diagramação e design editorial, entre outras funções de suporte técnico.

Responsabilidade e funções dos avaliadores

Em seu processo editorial, a RCI adota a avaliação duplo-cega (double-blind review).

A avaliação e o parecer emitido pelos avaliadores devem se basear no mérito científico, na objetividade, na imparcialidade e na confidencialidade das informações.

Os avaliadores devem rejeitar a solicitação de revisão se houver conflito de interesse de qualquer natureza.

Os avaliadores devem se certificar e informar aos editores sobre qualquer irregularidade ou má conduta em relação ao manuscrito avaliado.

A RCI não aceitará pareceres que não estejam suficientemente justificados.

Os revisores devem respeitar os prazos estabelecidos para a avaliação.

As recomendações para os avaliadores e avaliação duplo-cega seguem as diretrizes do COPE.

Responsabilidade dos autores

Os autores devem concordar com as políticas éticas e editoriais da RCI e se responsabilizar pelo seu cumprimento.

Os autores são responsáveis pelo conteúdo e pela originalidade das ideias dos seus manuscritos.

Eticamente, não é admissível que os autores publiquem o mesmo trabalho, simultaneamente, em mais de uma revista.

Os autores devem aceitar e corrigir os possíveis erros e/ou sugestões propostas pelos avaliadores.

Durante o processo de submissão, para garantir a transparência, os autores precisam declarar a existência de qualquer conflito de interesse, se houver.

As fontes de apoio financeiro e os colaboradores devem ser mencionados em agradecimentos.

Preceitos éticos envolvendo seres humanos ou animais

Caso o manuscrito envolva animais, os autores devem apresentar declaração de que todos os procedimentos éticos foram cumpridos, conforme a Lei Nº 11.794, de 8 de outubro de 2008, e demais normativas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).

A pesquisa envolvendo seres humanos deve estar de acordo com a Resolução CNS 510/2016, exigindo-se a declaração formal da aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), a partir do registro na Plataforma Brasil. Os direitos de privacidade dos sujeitos humanos devem ser sempre preservados.

Retratação e manifestação de preocupação

Em caso de confirmação de má conduta, seja por erro, seja por fabricação de dados ou plágio, a revista emitirá um aviso de retratação para correção do registro.

A RCI utiliza os fluxogramas COPE para apurar fatos e determinar as ações necessárias na resolução dos casos, além do “Guia para registro e publicação de retratação”, da SciELO.

Artigos apresentados em eventos científicos

A RCI não aceita trabalhos apresentados, na íntegra, em eventos científicos.

Resumos e resumos expandidos apresentados em versões preliminares são aceitos, desde que tenham sido reformulados e contenham conteúdos inéditos. Os autores devem informar o evento em que tenha sido apresentada parte do resultado do artigo.

Política sobre conflito de interesses

O conflito de interesses está configurado quando autores, revisores ou editores têm interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica e/ou financeira. Quanto a esse aspecto, deve ser observado que:

- Durante o processo de submissão de manuscritos, os autores devem declarar a existência de qualquer conflito de interesse no campo “comentários para o editor”.

- Os editores são responsáveis por verificar e dirimir o envolvimento pessoal e de instituições entre autores e revisores.

- Compete aos autores e revisores contatar o(a) editor(a)-chefe na evidência de um possível conflito de interesses não declarado e/ou que possa prejudicar a confiabilidade do processo editorial.

Avaliação por pares

A RCI adota, em seu processo editorial, a avaliação duplo-cego anônima (double-blind peer review).

Os manuscritos originais são pré-avaliados pelos editores quanto à originalidade, contribuição para a área de conhecimento, estruturação e alinhamento às políticas editoriais e éticas. Em hipótese de rejeição, os autores são notificados, e o manuscrito, arquivado.

Ao obter uma avaliação positiva, o artigo é encaminhado para, no mínimo, dois avaliadores externos, aos quais cabe analisá-lo criteriosamente e elaborar um parecer, que será encaminhado aos editores, juntamente com a recomendação de aceitar o manuscrito, solicitar modificações ou rejeitar a submissão.

Se houver necessidade de ajustes, os editores encaminham o manuscrito, acompanhados dos pareceres, aos autores. Estes terão um prazo para encaminhar o trabalho reformulado, juntamente com comentários sobre as alterações realizadas e/ou justificativas pelo não acatamento das sugestões.

Após a análise pelos editores, o manuscrito poderá: ser aceito para publicação; ser aceito para publicação, desde que realizados ajustes adicionais; ou ser rejeitado. No primeiro caso, o manuscrito será revisado e encaminhado para edição de texto, revisão de normas, diagramação e, por fim, publicação. Caso o manuscrito não atenda aos critérios para ser aceito, o(a) autor(a) receberá uma notificação com a justificativa da recusa, e o artigo será arquivado.

Análise de similaridade

A RCI considera o plágio um comportamento inaceitável. Assim, é importante observar que:

- Os editores poderão decidir por rejeitar um manuscrito em qualquer fase do fluxo editorial, caso essa conduta seja evidenciada.

- A equipe técnica da RCI usa o softwareiThenticate” para examinar a presença de conteúdos similares (plágio) em todas as submissões, em qualquer fase do fluxo editorial.

- Caso o plágio seja detectado, os editores se reservam o direito de rejeitar o(s) manuscrito(s), e os autores são notificados, com a justificativa da decisão editorial.

- Sugere-se que todas as referências a outros trabalhos sejam devidamente citadas.

Declaração de privacidade

Os nomes e endereços informados à RCI serão usados exclusivamente para os serviços prestados pela publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros (em conformidade com os artigos 3º e 23 da Lei Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, “Lei Geral de Proteção de Dados”).