Energia eólica e conscientização ambiental no ensino da eletrodinâmica
🔍 Buscar
PDF (English)

Palavras-chave

awareness-raising teaching
electricity
sustainability
environmental responsibility

Como Citar

SALDANHA DE SIQUEIRA, K. Energia eólica e conscientização ambiental no ensino da eletrodinâmica. Revista de Ciência e Inovação do IF Farroupilha, v. 12, n. 1, p. 1-8, 21 jan. 2026.

Resumo

O ensino integrado às questões ambientais tem fortalecido o caráter transversal das diferentes disciplinas do ensino básico. Assim, esse trabalho teve como objetivo relatar os resultados da implementação de uma sequência didática, com foco no ensino/aprendizagem de eletrodinâmica, a partir do debate acerca da geração sustentável da eletricidade. A sequência didática envolveu discussões ambientais, geração de eletricidade e desenvolvimento sustentável, culminando com a construção de uma maquete composta por lâmpadas, LEDs, resistores, motores e acionadores. A proposta foi implementada em turmas de estudantes, de ensino médio, de uma escola estadual de tempo integral. A proposta mostrou-se efetiva, favorecendo a compreensão do conteúdo e a reflexão dos estudantes sobre o tema.

https://doi.org/10.26669/2448-4091.2026.553
PDF (English)

Referências

ALAGOAS. 2019. Governo do Estado de Alagoas. Programa Alagoano de Ensino

Integral - pALei - Ensino Médio. 2019. Disponível em: https://escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/programa-alagoano-de-ensino-integral-palei. Acesso em: 20 jun. 2025.

BARROS FILHO, J.; SILVA, D. Buscando um sistema de avaliação contínua:

ensino de eletrodinâmica no nível médio. Ciência e Educação, v.8, n.1, p. 27-38,

SALDANHA, M. M. Energia elétrica no meio ambiente: um novo paradigma para o

desenvolvimento. Revista Direito em Debate, v. 21, n. 38, p. 123-150, 2012.

Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/revistadireitoemdebate/article/view/517. Acesso em: 17 mai. 2025.

SIQUEIRA, K. S. Construção de um circuito de medição transistorizado para o

ensino da Física dos semicondutores no ensino médio. Debates em

Educação Científica e Tecnológica, v. 14, n. 1, p. 1-32, 2024. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2656. Acesso em: 17 mai. 2025.

TEIXEIRA, O. P. B. A Ciência, a Natureza da Ciência e o Ensino de Ciências.

Revista Ciência e Educação, v. 25, n. 4, p. 851-854, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/G3WCvDQG8WmSskJWfVJtHRB/. Acesso em: 17

mai. 2025.

Licença Creative Commons
Adotamos a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.

- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A RCI reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio. Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A RCI, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da RCI estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Downloads

Não há dados estatísticos.