Revista de Ciência e Inovação https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao <p>A Revista de Ciência e Inovação (RCI) constitui-se numa publicação técnico-científica multidisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). 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Diante disso, buscou-se, através dessa investigação científica, realizar uma análise de apontamento do Uso e Ocupação do Solo de uma microbiota referente a uma sub-bacia do Lago de Furnas, pertencente à bacia do rio Grande/Paraná. Assim, o trabalho aqui apresentado propôs-se a elaborar um estudo de Sensoriamento Remoto, por meio de uma caracterização morfométrica, com elaboração cartográfica de mapas georreferenciados da área em questão. O local de estudo, situado no município de Capitólio, Sudoeste do Estado de Minas Gerais, possui como denominação Córrego do Grotão. Um fator observado foi o índice de mau uso e ocupação do solo, motivado em especial pelo intermédio de ações antrópicas voltadas para a exploração dos recursos naturais acerca das práticas de cultura agrícola e pecuária (em geral bovina). Entre outras prerrogativas, o local de estudo possui valor ímpar devido à sua localização geográfica, o que coloca a região como um dos polos do turismo ecológico, não à toa, pertencente à Unidade de Conservação do Parque Nacional da Serra da Canastra.</p> <p>&nbsp;</p> Gabriel Soares da Silva, Pedro Luiz Teixeira de Camargo, Felipe da Silva Alves Copyright (c) https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao/article/view/347 Qua, 11 Jan 2023 17:14:48 -0300 Ensino de Ciências e Educação em Saúde: análise da abordagem sobre Saúde Preventiva no Ensino Fundamental II no olhar dos docentes https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao/article/view/376 <p style="font-weight: 400;">Diante da importância da escola na formação de cidadãos, é fundamental que vários temas sejam abordados, dentre eles saúde. Normalmente, essa abordagem é feita por meio de professores da disciplina de Ciências. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar a implantação do ensino de Saúde Preventiva na disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II, em escolas da rede estadual de ensino, situadas no município de Alegrete/RS, assim como compreender a percepção docente sobre a forma de abordagem desse tema e receptividade dos alunos acerca da Educação em Saúde na escola. A pesquisa, classificada como qualitativa e experimental, foi realizada por meio de questionários encaminhados aos docentes, abordando questões abertas sobre os temas Educação em Saúde e Saúde Preventiva. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, em que foi possível identificar que os docentes participantes trabalham com este tema em suas aulas e têm bons resultados. Entretanto, relatam que existem lacunas relativas à falta de abordagem de Educação em Saúde e Saúde Preventiva, tanto no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas como na formação continuada de professores. Alterações nas ementas dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, capacitações com o objetivo de melhorar a proposta didática docente sobre essas temáticas, a promoção da interdisciplinaridade dessas temáticas com as demais disciplinas, seguindo o que é recomendado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no futuro, são ações que podem levar a resultados mais satisfatórios e promissores para o desenvolvimento de uma Educação Básica de qualidade.</p> Mauricio Ramos Lutz, Caroline Santos dos Santos, Luciano de Oliveira Copyright (c) 2023 Mauricio Ramos Lutz, Caroline Santos dos Santos, Luciano de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao/article/view/376 Sex, 31 Mar 2023 14:31:16 -0300 Saúde mental discente: qual o papel do professor frente a essa temática? https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao/article/view/361 <p>Nos últimos anos percebeu-se um aumento expressivo de casos referentes a transtornos psicológicos na população brasileira, sendo esses identificados principalmente em adolescentes. Essa realidade também é percebida no ambiente educacional, no qual tais questões vêm se apresentando de maneira cada vez mais recorrente dentre os educandos, podendo estar direta ou indiretamente relacionadas a dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Em vista disso, esta pesquisa objetivou responder qual a importância de debates sobre saúde mental para identificar e prevenir transtornos psicológicos, na visão dos educadores que atuam na educação básica. Realizou-se pesquisa qualitativa, utilizando como ferramenta de coleta de dados as entrevistas com professores, que posteriormente foram analisadas e interpretadas por meio da Análise Textual Discursiva, para melhor compreender a percepção dos docentes sobre o tema. Os resultados da pesquisa apontaram que debates sobre saúde mental são imprescindíveis à prevenção e auxílio das dificuldades relacionadas a eles no ambiente escolar.</p> Victória Machado Pinheiro, Leonardo Alves Vargas, Fabricia Sônego, Angela Rohr Copyright (c) https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao/article/view/361 Qua, 11 Jan 2023 17:13:51 -0300