Resumen
Partindo do pressuposto de que o ensino da leitura é uma preocupação muito frequente no contexto escolar, este trabalho apresenta uma pesquisa realizada nas ementas de Língua Portuguesa de cursos de nível médio, subsequente e superior do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos, que teve como objetivo analisar e comparar as ementas de cursos de diferentes níveis de ensino em que deve constar o ensino de leitura. Este trabalho é fruto de uma pesquisa maior desenvolvida durante o curso de mestrado da pesquisadora, realizado na Universidade Federal de Santa Maria, em parceria entre o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e o Instituto Federal Farroupilha. Os aportes teóricos para embasar este estudo foram referenciados em: Geraldi (2003); Guedes e Souza (2011); Kleiman (2007, 2013); Koch e Elias (2015); Machado (2008); Marcuschi (2008); Minayo (2012); Schäfer (2011); Travaglia (2003), entre outros. Para dar conta dessa pesquisa de cunho qualitativo, foi necessária uma análise documental (Flores, 1994) e para a interpretação dos textos, uma análise discursiva (Moraes, 2003). Com o desenvolvimento desta pesquisa é possível que o professor reflita sobre o conteúdo previsto nas entrelinhas das ementas e sobre o quanto é grande a sua responsabilidade frente ao ensino da leitura, para que assim, possa desenvolver em suas aulas uma prática voltada para a autonomia do aluno.
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