Abstract
O mercado atual condiciona as empresas a otimizarem os processos organizacionais, bem como a realizarem uma adequação do seu funcionamento visando garantir a estabilidade no segmento mercadológico e a criação de diferenciais competitivos que a destaquem frente aos demais concorrentes.
A proposta deste artigo é analisar o processo de gestão nas áreas de marketing e de gestão de pessoas de uma empresa que tem referência no segmento de móveis e eletrodomésticos, localizada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul (RS). Metodologicamente, o estudo defi niu-se como qualitativo, exploratório, bibliográfi co e descritivo. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se uma entrevista com trinta perguntas abertas, semiestruturadas, que foi aplicada em outubro de 2015 ao sócio-administrador da empresa, no município de São Martinho (RS). Para o tratamento das informações obtidas, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Como resultado da investigação empírica, verifi cou-se que a empresa possui uma estrutura verticalizada bem defi nida; o setor de marketing tem ações claras e objetivas quanto às práticas e estratégias de mercado envolvendo os 4 P’s (produto, preço, praça e promoção); e a área de gestão de pessoas é considerada essencial para o sucesso da organização, porém carece de um profi ssional específi co com formação na área, para estruturar, consolidar e fortalecer o setor.
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