Desafios da Educação Profissional: por um trabalho pedagógico no Ensino Médio Integrado
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MaraschinM. S. Desafios da Educação Profissional: por um trabalho pedagógico no Ensino Médio Integrado. Revista de Ciência e Inovação, v. 1, n. 1, p. 43-56, 23 May 2016.

Abstract

Como uma das formas de oferta da Educação Profissional, tem-se o Ensino Médio Integrado, sendo esta uma das funções dos Institutos Federais. Reconhece-se, neste sentido, a importância de olhar para essa etapa de formação com o objetivo de ver avanços e ir além. Assim, o objetivo deste texto é tecer uma avaliação dos últimos anos da trajetória da Educação Profissional no Brasil e destacar desafios para o Ensino Médio Integrado, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. Acredita-se que é chegada a hora de investir fortemente em um trabalho pedagógico, trabalho este que envolve pessoas para o objetivo do Ensino Médio Integrado: integração e criticidade. O artigo destacará os avanços da Educação Profissional, os desafios e o caminho que se quer chegar. A partir da pesquisa bibliográfica, busca-se trazer problematizações para a melhoria do Ensino Médio Integrado, em especial olhando para os dados do Rio Grande do Sul, a partir de um trabalho pedagógico crítico e integrado. Muitos são os desafios, mas acredita-se na efetivação de uma política de formação integrada como opção para a melhoria do Ensino Médio.

https://doi.org/10.26669/2448-4091100
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