Deduzindo a fórmula para cálculo de diagonais de um polígono: uma experiência no Ensino Fundamental
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Palavras-chave

Polígono regular convexo. Materiais manipuláveis. Ensino Fundamental.

Como Citar

LutzM. R.; RosaC. D. da; LeivasJ. C. P.; FonsecaJ. A. da. Deduzindo a fórmula para cálculo de diagonais de um polígono: uma experiência no Ensino Fundamental. Revista de Ciência e Inovação, v. 4, n. 1, p. 22-35, 25 jul. 2019.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação resultante de ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Franciscana, a qual teve por objetivo verificar se a utilização de materiais manipuláveis e atividades exploratórias possibilitam a construção de conceitos e a dedução de fórmulas matemáticas, em particular, relacionados às diagonais de polígonos. A metodologia utilizada para a pesquisa é de natureza qualitativa e a prática de ensino foi desenvolvida junto a um grupo de alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, de uma escola pública no município de Manoel Viana/RS. Os resultados mostraram que, para o grupo participante, o material construído favoreceu a identificação dos elementos dos polígonos e as atividades exploratórias comprovaram que é possível desenvolver estratégias para conduzir os alunos à dedução de resultados matemáticos, permitindo-lhes compreender os elementos envolvidos em uma dada expressão, desmitificando o processo de apresentação de fórmulas prontas.

https://doi.org/10.26669/2448-4091209
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Referências

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