Resumo
O presente trabalho é uma proposta de estudo das disciplinas de Psicologia e Sociologia da Educação, do 2º semestre do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal Farroupilha – campus Santa Rosa. O objetivo consiste em analisar o filme “L’enfant Sauvage”, traduzido para a língua portuguesa como “O Garoto Selvagem” ou “O Menino Selvagem”, através de uma pesquisa bibliográfica, referente as temáticas estudadas pelas disciplinas e de uma pesquisa participativa que parte da interação entre professora e alunos no decorrer do estudo e escrita. O filme narra a trajetória de educação de um menino de 11/12 anos, batizado de Victor, que foi encontrado em uma floresta vivendo sozinho. O menino possuía hábitos considerados “selvagens”, não falava, andava como um quadrúpede e se alimentava de raízes e plantas. A história possibilitou refletir sobre o que nos torna humanos e qual a função e papel da educação na formação do homem. Apesar de todo homem nascer com condições biológicas para se tornar humano, é necessário viver um processo de humanização, baseado numa educação social e consciente da realidade em que estão. Neste sentido foi possível perceber que a socialização e a interação são pontos chaves no processo de desenvolvimento e aprendizagem humana, o que nos leva a pensar sobre a qualidade desenvolvida nesses processos e também no papel de quem desempenha essas funções.
Referências
ANDRÉ, M; LÜDKE, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
CAVALCANTI, C. J. de H.; OSTERMANN, F. Teorias da Aprendizagem. Porto Alegre: Evangraf, 2011.
DUARTE, L. R.; SILVA, M. S. da. A Relação Educador-Educando através da Teoria Freireana. In: FÓRUM DE ESTUDOS LEITURAS PAULO FREIRE, 16., 2014, Santo Angelo. Anais... Santo Angelo, URI, 2014.Disponível em: < http://www.santoangelo.uri.br/forum_paulo_freire_2014/anais_paulo_
freire_2014.pdf>. Acesso em: 20 out. 2015.
O MENINO selvagem. Direção de François Truffaut. França: [s.n.], 1969.
GOULART, I. B.. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos Aplicações à Prática Pedagógica. 19. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
KRUPPA, S. M. P. Sociologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
LURIA, A. R. Pensamento e Linguagem: as últimas conferências de Luria.Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
LURIA, A. R. YUDOVICH, M. Linguagem e desenvolvimento intelectual na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
PEREIRA, T. M. dos A.; GALUCH, M. T. B. O garoto selvagem: a importância das relações sociais e da educação no processo de desenvolvimento humano. Perspectiva, Florianópolis, v. 30, n. 2,
-571, maio/ago. 2012.
SOARES, N. F. A investigação participava no grupo social da infância. Currículo sem Fronteiras, Rio de janeiro, v. 6, n.1, p. 25-40, 2006.
SOUZA, F. B. de. Signi cação Conceitual na Alfabetização Escolar: um trabalho com projetos no primeiro ano do ensino fundamental. Ijuí: Unijuí, 2012.
TOZONI-REIS, M. F. de C. A Contribuição da Sociologia da Educação para a Compreensão da Educação Escolar. São Paulo: UNESP, 2010. Disponível em: < http://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/169/3/01d09t03.pdf>. Acesso em: 20 out. 2015.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
_______. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
_______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.
Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.