A inovação sustentável na indústria da beleza
🔍 Buscar
PDF

Palavras-chave

Inovação
Inovação Sustentável
Indústria da Beleza

Como Citar

BUFFONI, J. S. D.; FREITAS, V.; PAULA, V. F. DE. A inovação sustentável na indústria da beleza: um estudo bibliométrico entre 2016 e 2023. Revista de Ciência e Inovação, v. 11, n. 1, p. 1-24, 27 jun. 2025.

Resumo

A indústria da beleza, no Brasil, segue a tendência mundial de crescimento, comprovada pelos números significativos e expressivos que o setor vem apresentando nos últimos anos. Desse modo, o presente estudo buscou analisar e apresentar, por meio de uma pesquisa bibliométrica, um panorama da produção científica no campo da inovação sustentável na área da beleza, visando mapear referências e características dessas publicações, além de evidenciar tendências de estudo e pesquisa nesse campo. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliométrica descritiva, a partir de artigos publicados de 2016 a 2023 na Web of Science, com consulta realizada a partir do portal de Periódicos da CAPES. Como resultado, foi possível observar a concentração das publicações na Ásia e na Europa, com destaque para Coreia do Sul, China e Itália. Além disso, identificou-se um crescente interesse em pesquisas que exploram o uso de ingredientes naturais e o desenvolvimento de cosméticos veganos. O estudo também apontou para a necessidade de ampliar o desenvolvimento de pesquisas sobre o tema no Brasil, considerando sua relevância como mercado consumidor, sendo essa uma das recomendações para estudos futuros.

https://doi.org/10.26669/2448-4091.2025.517
PDF

Referências

ABIHPEC. Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. A Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. 2024. Disponível em: https://abihpec.org.br/site2019/wp-content/uploads/2024/02/Panorama-do-Setor_Atualizado_12.04.24.pdf. Acesso em: 02 mai. 2024.

ABIHPEC. Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Do vegano ao sem perfume: indústria de cosméticos aposta em segmentação. 2019. Disponível em: https://abihpec.org.br/do-vegano-ao-sem-perfume-industria-de-cosmeticos-aposta-em-segmentacao/. Acesso em: 30 set. 2024.

AMCHAM. Como investir em tecnologia sustentável em 7 passos. 2023. Disponível em: https://www.amcham.com.br/blog/tecnologia-sustentavel. Acesso em: 11 abr. 2024.

AMED, I. et al. O mercado de beleza em 2023: um relatório especial sobre o estado da moda. McKinsey & Company, 2023. Disponível em: https://www.mckinsey.com/featured-insights/destaques/o-mercado-de-beleza-em-2023-um-relatorio-especial-sobre-o-estado-da-moda/pt. Acesso em: 05 abr. 2024.

AMÉRICO, K. A. P.; OLIVEIRA, R. C. A., BAQUIÃO, L. A. A influência da mídia nos padrões de beleza. Revista Saúde em Foco, v. 14, p. 958-970, 2022. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2022/09/A-INFLU%C3%8ANCIA-DA-M%C3%8DDIA-NOS-PADR%C3%95ES-DE-BELEZA-p%C3%A1g-958-a-970.pdf. Acesso em: 15 abr. 2024.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de inspeção das boas práticas em cosmetovigilância. Brasília: Anvisa, 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/cosmetovigilancia/Manualdeinspeoemcosmetovigilncia_final_v2.pdf. Acesso em: 09 jun. 2025.

ASARE-DONKOR, N. K. et al. Formaldehyde exposure and its potential health risk in some beauty salons in Kumasi metropolis. Journal of toxicology, v. 2020, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1155/2020/8875167. Acesso em: 15 abr. 2024.

BAGGIO, R.; MORETTI, V. Beauty as a factor of economic and social development. Tourism review, v. 73, n. 1, p. 68–81, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1108/TR-06-2017-0098. Acesso em: 05 abr. 2024.

BARBIERI, J. C. et al. Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. RAE, v. 50, n. 2, p. 146-154, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-75902010000200002. Acesso em: 05 abr. 2024.

BOONS, F. et al. Sustainable innovation, business models and economic performance: an overview. Journal of Cleaner Production, v. 45, p. 1-8, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.08.013. Acesso em: 05 abr. 2024.

BROWN, B. Makeup manual: for everyone from beginner to pro. New York: Grang Central Publishing, 2011.

BUSHMAN, B. J. The effects of apparel on compliance: a field experiment with a female authority figure. Personality & social psychology bulletin, v. 14, n. 3, p. 459-467, 1988. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0146167288143004. Acesso em: 15 jun. 2024.

CLARK, T.; CHARTER, M. Sustainable innovation: key conclusion from sustainable innovation conferences 2003-2006. In: Sustainable Innovation, 2003-2006. University College for the Creative Arts, Farnham, Surrey, UK, 2007. Disponível em: https://research.uca.ac.uk/694/. Acesso em: 29 abr. 2025.

CHENG, C. C.; SHIU, E. C. Validation of a proposed instrument for measuring eco-innovation: an implementation perspective. Technovation, v. 32, n. 6, p. 329–344, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.technovation.2012.02.001. Acesso em: 29 abr. 2025.

COHEN, R.; BLASZCZYNSKI, A. Comparative effects of Facebook and conventional media on body image dissatisfaction. Journal of Eating Disorders, v.3, n. 23, 2015. Disponível em: https://jeatdisord.biomedcentral.com/articles/10.1186/s40337-015-0061-3. Acesso em: 29 abr. 2025.

DĄBROWSKA, J.; LOPEZ-VEGA, H.; RITALA, P. Waking the sleeping beauty: Swarovski’s open innovation journey. R & D Management, v. 49, n. 5, p. 775–788, 2019. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/radm.12374. Acesso em: 29 abr. 2025.

DIODATO, V. Dictionary of bibliometrics. London, England: Psychology Press, 1994. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED386214. Acesso em: 29 abr. 2025.

DONTHU, N. et al. How to conduct a bibliometric analysis: an overview and guidelines. Journal of Business Research, v. 133, p. 285-296, 2021. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.04.070. Acesso em: 29 abr. 2025.

FIEP. Federação das Indústrias do Estado do Paraná. 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis. 2019. Disponível em: https://agenciafiep.com.br/2019/02/28/consumidores-preferem-empresas-sustentaveis/. Acesso em: 15 abr. 2024.

FONSECA, S. et al. Marine natural products as innovative cosmetic ingredients. Marine drugs, v. 21, n. 3, p. 170, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390%2Fmd21030170. Acesso em: 29 abr. 2025.

GUEDES, V. L. da S. A bibliometria e a gestão da informação e do conhecimento científico e tecnológico: uma revisão da literatura. Ponto de Acesso, v. 6, n. 2, p. 74-109, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/5695. Acesso em: 29 abr. 2025.

HAFEZI, M.; ZOLFAGHARINIA, H. Green product development and environmental performance: Investigating the role of government regulations. International journal of production economics, v. 204, p. 395-410, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2018.08.012. Acesso em: 29 abr. 2025.

HART, S. L.; MILSTEIN, M. B. Criando valor sustentável. GV-executivo, v. 3, n. 2, p. 65-79, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.12660/gvexec.v3n2.2004.34820. Acesso em: 29 abr. 2025.

HORBACH, J. Determinants of environmental innovation: new evidence from German panel data sources. Research policy, v. 37, n. 1, p. 163-173, 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.respol.2007.08.006. Acesso em: 29 abr. 2025.

HUNT, K. A.; FATE, J.; DODDS, B. Cultural and social influences on the perception of beauty: a case analysis of the cosmetics industry. Journal of Business Case Studies, v. 7, n. 1, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.19030/jbcs.v7i1.1577. Acesso em: 29 abr. 2025.

IBD. Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento. Diretriz IBD Cosméticos. 6. ed. 2019. Disponível em: https://www.ibd.com.br/wp-content/uploads/2019/10/8_1_2_C_Diretrizes_IBD_Cosmeticos_17102019_V.pdf.

Acesso em: 29 abr.2025.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de Inovação Semestral - PINTEC Semestral. Tabelas, 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/investigacoes-experimentais/estatisticas-experimentais/35867-pesquisa-de-inovacao-semestral.html. Acesso em: 10 mai. 2024.

IQBAL, Q. et al. To walk in beauty: Sustainable leadership, frugal innovation and environmental performance. Managerial and decision economics: MDE, v. 43, n. 3, p. 738-750, 2021. https://doi.org/10.1002/mde.3415. Acesso em: 10 mai. 2024.

JESUMANI, V. et al. Potential use of seaweed bioactive compounds in skincare - a review. Marine drugs, v. 17, n. 12, p. 688, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3390/md17120688. Acesso em: 29 abr. 2025.

JONES, G. Blonde and blue‐eyed? Globalizing beauty, c.1945–c.1980. The economic history review, v. 61, n. 1, p. 125–154, 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1111/j.1468-0289.2007.00388.x. Acesso em: 29 abr. 2025.

JONES, G. Beauty imagined: A history of the global beauty industry. [s.l.]: Oxford University Press, 2011. E-book. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1093/acprof:osobl/9780199639625.001.0001. Acesso em: 29 abr. 2025.

JONES, G. Globalizing Latin American beauty. 2017. Disponível em: https://revista.drclas.harvard.edu/globalizing-latin-american-beauty/. Acesso em: 10 mai. 2024.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

LEE, C. H.; CHEN, C. H.; TRAPPEY, A. J. C. A structural service innovation approach for designing smart product service systems: Case study of smart beauty service. Advanced engineering informatics, v. 40, p. 154-167, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.aei.2019.04.006. Acesso em: 29 abr. 2025.

LEE, J., Y.; HEMPHILL, A. Inteligência artificial: o curioso fenômeno das bandas virtuais de K-pop. BBC NEWS Brasil. 12 dez., 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-63942984. Acesso em: 27 abr. 2024.

LITTLE, A. D. Innovation Excellence 2004: how companies use innovation to improve profitability and growth, 2005. Disponível em: https://www.adlittle.com/sites/default/files/viewpoints/ADL_Global_Innovation_Excellence_Survey_2005.pdf. Acesso em: 18 mar. 2024.

MAFFESOLI. M. No fundo das aparências. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

MDPI. Sustainability. 2025. Disponível em: https://www.mdpi.com/journal/sustainability. Acesso em: 09 mai. 2025.

PEARSON, K. Nutraceuticals and skin health: key benefits and protective properties. Journal of aesthetic nursing, v. 7, n. Sup1, p. 35-40, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12968/joan.2018.7.Sup1.35. Acesso em: 29 abr. 2025.

SANTOS, R. S. A estratégia de internacionalização e o papel da cultura: o caso L’Oréal. 2019. Dissertação (Mestrado em Línguas e Relações Empresariais) – Universidade de Aveiro, Portugal, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/28145. Acesso em: 18 mai. 2024.

SEBRAE. SEBRAE digital. Tendências para o Mercado de Beleza. 2023. Disponível em: https://digital.sebraers.com.br/blog/estrategia/tendencias-para-o-setor-de-beleza-em-2024/. Acesso em: 14 jun. 2024.

SHIN, K. O.; PARK, H. S. Antiaging cosmeceuticals in Korea and open innovation in the era of the 4th industrial revolution: from research to business. Sustainability, v. 11, n. 3, p. 898, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su11030898. Acesso em: 29 abr. 2025.

SILVA NETO, A. N.; NEVES, R. B. A Sustentabilidade e a pandemia da Covid-19 contornos destacados. Revista de Direito, v. 13, n. 2, p. 101-114, 2022. Disponível em: https://revista.domalberto.edu.br/revistadedireitodomalberto/article/view/820/743. Acesso em: 29 abr. 2025.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

SILVA, G.; DI SERIO, L. C. The sixth wave of innovation: are we ready? INMR - Innovation & Management Review, v. 13, n. 2, p. 113-128, 2016. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/103493. Acesso em: 29 abr. 2025.

SOLOMON, M. R.; ASHMORE, R. D.; LONGO, L. C. The beauty match-up hypothesis: congruence between types of beauty and product images in advertising. Journal of Advertising, v. 21, n. 4, p. 23-34, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00913367.1992.10673383. Acesso em: 29 abr. 2025.

TEIXEIRA, A. A. C.; VIEIRA, P. C.; ABREU, A. P. Sleeping Beauties and their princes in innovation studies. Scientometrics, v. 110, n. 2, p. 541-580, 2017. http://dx.doi.org/10.1007/s11192-016-2186-9. Acesso em: 29 abr. 2025.

TOUBIA, O.; NETZER, O. Idea generation, creativity, and prototypicality. Marketing science, v. 36, n. 1, p. 1-20, 2017. https://doi.org/10.1287/mksc.2016.0994. Acesso em: 29 abr. 2025.

TUMELERO, C.; SBRAGIA, R.; EVANS, S. Cooperation in R & D and eco-innovations: The role in companies’ socioeconomic performance. Journal of Cleaner Production, v. 207, p. 1138-1149, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.09.146. Acesso em: 29 abr. 2025.

VACKER, B.; KEY, W. R. Beauty and the beholder: the pursuit of beauty through commodities. Psychology and Marketing, v. 10, n. 6, p. 471-494, 1993. Disponível em: https://doi.org/10.1002/mar.4220100603. Acesso em: 29 abr. 2025.

VIRI, N.; AMORIM, L. Grupo Boticário cresce 30%, encosta na Natura e vai investir R$ 5 bi para crescer. E.Insight Exame, 2024. Disponível em: https://exame.com/insight/grupo-boticario-cresce-30-encosta-na-natura-e-vai-investir-r-5-bi-para-crescer/p. Acesso em: 29 abr. 2025.

WILLET-WEI, M.; GOULD, S. 7 Companies Own 182 Beauty Brands. Business Insider, 29 de julho de 2017. Disponível em: https://www.businessinsider.com/companies-beauty-brands-connected-2017-7. Acesso em: 29 abr. 2025.

ZHANG, L.; XU, K.; ZHAO, J. Sleeping beauties in meme diffusion. Computer Science. Social and Information Networks, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.48550/arXiv.1604.07532. Acesso em: 29 abr. 2025.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Juliana Souza Dias Buffoni, Vérica Freitas, Verônica Freitas de Paula

Downloads

Não há dados estatísticos.