Condições de trabalho e suas influências para a saúde do docente atuante nas escolas de ensino médio da 17ª CRE / RS
🔍 Buscar
PDF (Português (Brasil))

Cómo citar

EisermannJ. I.; BenckeD. A.; TurraJ. B.; LambM. E. Condições de trabalho e suas influências para a saúde do docente atuante nas escolas de ensino médio da 17ª CRE / RS. Revista de Ciência e Inovação, v. 1, n. 2, p. 79-91, 23 dic. 2016.

Resumen

O objetivo desta pesquisa é analisar as condições de trabalho dos professores de ensino médio das escolas estaduais da 17ª CRE e suas influências para sua saúde. Para alcançá-lo utilizou-se uma pesquisa descritiva, quantitativa e de levantamento. Também foram feitas leituras sobre o tema, aplicação de questionários e análise das principais doenças que acometem os docentes. As atuais condições de trabalho da classe possuem algumas falhas que prejudicam sua saúde, tais como o elevado número de alunos/turma, a utilização do quadro-negro, a falta de uma área de lazer adequada ao número de alunos e pouco tempo de planejamento na escola ; os principais itens favoráveis nessas escolas são os recursos multimídia e climatizadores em todas salas de aula. Quanto à saúde, observou-se que há uma grande quantidade de docentes com doenças e problemas físicos e psicológicos. Entre os primeiros destacam-se artrite, artrose, dores nas costas e nos braços e enxaquecas; entre os últimos o estresse e a depressão predominam. As condições de trabalho interferem na saúde desse profissional e os professores acreditam nisto, sendo que uma quantidade significativa desses docentes afirmam estarem insatisfeitos com elas. Para que a educação atinja seus objetivos com sucesso é imprescindível que a saúde do professor esteja preservada e que este atue com ânimo e disposição. 

https://doi.org/10.26669/2448-409172
PDF (Português (Brasil))

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.

Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.