Un estudio sobre la oferta y los registros en EJA EPT: un análisis en RS
🔍 Buscar
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Educación de Jóvenes y Adultos; Educación Profesional y Tecnológica; Oferta de Vacantes.

Cómo citar

CargninR.; Ilha RaimundoF.; Severo MaraschinM.; Gomes de OliveiraF. N. Un estudio sobre la oferta y los registros en EJA EPT: un análisis en RS. Revista de Ciência e Inovação, v. 8, n. 1, p. 1-27, 19 dic. 2022.

Resumen

La oferta de cursos para públicos específicos es necesaria para que sea garantizado el derecho a una vida más justa a través de la calificación. En este sentido, este estudio aborda el programa de Educación de Jóvenes y Adultos integrado a la Educación Profesional y Tecnológica (EJA EPT) por lo que se refiere al número de vacantes ofertadas y el respectivo número de registros en los cursos disponibles. El estudio abarca los siguientes Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología: Farroupilha (IFFar), Rio Grande do Sul (IFRS) y el Sul-rio-grandense (IFSul). El periodo de la investigación se pasó entre los años de 2017 a 2020. Como objetivos se consideró el número de vacantes ofertadas por año y también cuales ejes tecnológicos y cursos obtuvieron el mayor número de registros. Para la producción de información, se usó la Plataforma Nilo Peçanha (PNP). La metodología desarrollada utilizó las informaciones disponibles en la PNP, permitiendo la organización de comprensiones sobre la oferta de la EJA EPT en Rio Grande do Sul. Entre las conclusiones, se destaca el mayor porcentaje de vacantes ofertadas por año entre los 3 institutos, así como los ejes tecnológicos con mayor representación entre las vacantes ofertadas, de 2017 a 2020.

https://doi.org/10.26669/2448-4091.2022.367
PDF (Português (Brasil))

Citas

ANDRIGHETTO, Marcos José; MARASCHIN, Mariglei Severo; FERREIRA, Liliana Soares Políticas de EJA EPT no brasil: ascensão, estagnação e silenciamento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 2179-2198, jul./set. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.13544.

BRASIL. Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 28 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 15 set. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 15 de dezembro de 2020.Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília, DF. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br/cursos/curso?id=63. Acesso em: 15 set. 2021.

BRASIL. Decreto 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. Brasília, DF.

BRASIL. Decreto 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica ao na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. Brasília, DF.

BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação (PNE). Brasília, DF. 2014.

BRASIL. Portaria nº 1 de 03 de janeiro de 2018. Institui a Plataforma Nilo Peçanha. Brasília, DF. Disponível em:https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/1590412/do1-2018-01-04-portaria-n-1-de-3-de-janeiro-de-2018-1590408. Acesso em: 10 nov.2021

IFFar. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/sobre-o-iffar/a-instituição. Acesso em: 03 dez 2021.

IFRS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://ifrs.edu.br/institucional/teste/. Acesso em: 03 dez 2021.

IFSul. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndese. Disponível em: http://www.ifsul.edu.br/historico . Acesso em: 03 dez 2021.

MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da história. São Paulo: Editora Paco Editorial, 2016.

MARASCHIN, Mariglei Severo. Trabalho Pedagógico na Educação Profissional: o Proeja entre disputas, políticas e experiências. Curitiba: Appris, 2019.

MARASCHIN, Mariglei Severo. Dialética das disputas: trabalho Pedagógico a Serviço da Classe Trabalhadora? 2015. 319 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

MARASCHIN, Mariglei Severo e FERREIRA, Liliana Soares. A Política de Educação de Adultos Integrada à Educação Profissional no Brasil: das Políticas às Práticas. Holos. v.3. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9553. Acesso em: 05 ago. 2021.

RIBEIRO. Maria de Fátima Queiroz. Novas propostas, velhos princípios: inserção de adolescentes no trabalho promovida por instituições assistenciais. In: FILGUEIRAS. Cristiana Almeida Cunha. MEDEIROS. Regina (org.). Jovens, trabalho e políticas públicas: anseios e desafios. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2016, p.167-188.

SAMPAIO, Rosana Ferreira, MANCINI, Marisa Cota. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy.v.11 n.1. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/79nG9Vk3syHhnSgY7VsB6jG/?lang=pt. Acesso em: 03 jan. 2022.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.

Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.