Resumen
Este trabalho tem como objetivo contribuir com discussões na área de formação de professores de Química no que diz respeito à produção e desenvolvimento de materiais acessíveis para o Ensino de Química. Para tal, as professoras responsáveis pelo Estágio Supervisionado junto a uma especialista na área de Inclusão, autoras deste artigo, procuraram em rodas de conversa instrumentalizar os professores em formação, por meio da leitura, discussão de artigos e visualização de mídias a respeito do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA). Os professores em formação foram orientados a produzirem planos de aula para ministrarem micro ensino articulando princípios do DUA ao ensino de conceitos químicos. A análise do planejamento e desenvolvimento dos micro ensinos sinalizam que a atividade prática permitiu aos licenciandos a aproximação e ampliação dos saberes afeitos ao tema em estudo, evidenciando que estratégias como estas, que articulam saberes de diferentes áreas em situação de atividade prática, podem contribuir para a ampliação dos conhecimentos dos licenciandos em formação. Este trabalho permite defender a importância das discussões a respeito da inclusão como tema transversal a formação, bem como, de estratégias planejadas para apresentação de conteúdos químicos nos componentes curriculares dos cursos de licenciaturas.
Citas
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