Reflexões sobre a educação a partir do filme “O Garoto Selvagem”
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SouzaF. B. de; MarmittR. K. R.; EisermannJ. I.; BenckeD.; TurraJ. B. Reflexões sobre a educação a partir do filme “O Garoto Selvagem”. Revista de Ciência e Inovação, v. 1, n. 1, p. 81-96, 23 May 2016.

Abstract

O presente trabalho é uma proposta de estudo das disciplinas de Psicologia e Sociologia da Educação, do 2º semestre do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal Farroupilha – campus Santa Rosa. O objetivo consiste em analisar o filme “L’enfant Sauvage”, traduzido para a língua portuguesa como “O Garoto Selvagem” ou “O Menino Selvagem”, através de uma pesquisa bibliográfica, referente as temáticas estudadas pelas disciplinas e de uma pesquisa participativa que parte da interação entre professora e alunos no decorrer do estudo e escrita. O filme narra a trajetória de educação de um menino de 11/12 anos, batizado de Victor, que foi encontrado em uma floresta vivendo sozinho. O menino possuía hábitos considerados “selvagens”, não falava, andava como um quadrúpede e se alimentava de raízes e plantas. A história possibilitou refletir sobre o que nos torna humanos e qual a função e papel da educação na formação do homem. Apesar de todo homem nascer com condições biológicas para se tornar humano, é necessário viver um processo de humanização, baseado numa educação social e consciente da realidade em que estão. Neste sentido foi possível perceber que a socialização e a interação são pontos chaves no processo de desenvolvimento e aprendizagem humana, o que nos leva a pensar sobre a qualidade desenvolvida nesses processos e também no papel de quem desempenha essas funções.

https://doi.org/10.26669/2448-409161
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