Depressão e Rendimento Escolar
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Palavras-chave

adolescência
papel docente
pandemia
saúde mental

Como Citar

Bitencourt da SilvaG.; Menezes MunhozJ.; SônegoF.; RohrA. Depressão e Rendimento Escolar: Uma análise sob a ótica de professores do Ensino Médio durante o período de ensino remoto. Revista de Ciência e Inovação, v. 8, n. 1, p. 1-18, 1 jun. 2022.

Resumo

O transtorno depressivo, especialmente na adolescência, durante o Ensino Médio, compreende períodos marcados pelo surgimento de conflitos pessoais que podem representar um obstáculo no rendimento escolar dos alunos, assim como na dinâmica docente. Essa problemática possivelmente se intensificou durante o período de ensino remoto. O presente trabalho teve como objetivo entender a forma como os professores de Ensino Médio percebem e lidam com os sintomas da depressão em seus alunos e a percepção docente em relação ao transtorno e o rendimento escolar, além de compreender os impactos na saúde mental dos estudantes decorrentes do período de ensino remoto. Para uma melhor compreensão da problemática, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e aplicado um questionário, com questões de múltipla escolha e dissertativas, a professores de uma escola da rede estadual do município de Alegrete (RS). Os questionários foram disponibilizados virtualmente, e os dados coletados foram organizados e analisados pelo método da Análise Textual Discursiva. Constatou-se um posicionamento homogêneo por parte dos entrevistados, quanto à questão do rendimento escolar prejudicado em razão da depressão, em relação ao papel do professor perante essas problemáticas e, também, quanto aos impactos causados pela adequação ao ensino remoto. Embora os professores tenham dimensão de sua importância nesse enfrentamento, relataram não se sentirem preparados o suficiente para lidar com essas situações. Concluiu-se que há necessidade de formação continuada a respeito das questões que envolvem saúde mental, para os professores, e a inclusão efetiva de assistência psicológica especializada, para os alunos.

https://doi.org/10.26669/2448-4091.2022.352
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