Pesquisa em periódicos de educação: apontamentos pertinentes a partir do estado da arte da educação ambiental
🔍 Buscar
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

MachadoG. E.; BrandãoJ. B. Pesquisa em periódicos de educação: apontamentos pertinentes a partir do estado da arte da educação ambiental. Revista de Ciência e Inovação, v. 3, n. 1, p. 22-31, 19 Sep. 2018.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica referente às pesquisas de EA, utilizando como base de dados quatro periódicos da área de Educação de Universidades do Rio Grande do Sul. A fim de, discutir as características e dinâmicas das pesquisas atentando ao campo temático da EA. A metodologia utilizada possui caráter de estudo bibliográfico, construído a partir de materiais já publicados (GIL, 1994; 2008), apontando resultados qualitativos e quantitativos em relação aos artigos observados. Nesse sentido, opta-se pelo caminho da pesquisa bibliográfica devido à definição do Estado da Arte estar associada a este tipo de pesquisa.

https://doi.org/10.26669/2448-4091192
PDF (Português (Brasil))

References

CARSON, R. Primavera silenciosa. - São Paulo. Editora: Melhoramentos, 1969.

CARVALHO, L. M. de; TOMAZELLO, M. G. C.; OLIVEIRA, H. T. de. Pesquisa em educação ambiental: panorama da produção brasileira e alguns de seus dilemas. Cad. Cedes, Campinas, vol. 29, n. 77, p. 13-27, jan./abr. 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.

GUIMARÃES, M. Por uma educação ambiental crítica na sociedade atual. Revista Margens Interdisciplinar, Universidade Federal do Pará, v. 7, n. 9, p. 11- 22, maio 2016. Pará: Editora Campus de Abaetetuba, 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2767>. Acesso em: 28 set. 2017.

KAWASAKI, C. S.; CARVALHO, L. M. de. Tendências da pesquisa em educação ambiental. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.25, n.03. p.143-157, dez. 2009.

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária. In: (Orgs.) Carlos Frederico Bernardo Loureiro; Philippe Pomier Layrarques; Ronaldo Souza de Castro. Educação ambiental: repensando o espaço de cidadania. – 3.ed. – São Paulo: Cortez, 2005.

MEDINA, N. M. Breve histórico da Educação Ambiental. In: (Orgs.) PADUA, S. M. e TABANEZ, M. Educação Ambiental: caminhos trilhados no Brasil. Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Brasília: Editora Pax, 1997.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

PALANCH, W. B. de L.; FREITAS, A. V. Estado da Arte como método de trabalho científico na área de Educação Matemática: possibilidades e limitações. Perspectivas da Educação Matemática – UFMS – v. 8, número temático – 2015.

PEDRINI, A. de G. Trajetórias da Educação Ambiental. In: (Org.) Alexandre de Gusmão Pedrini. Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

REIGOTA, M. Educação ambiental: a emergência de um campo científico. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012.

SAUVÉ, L. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: uma análise complexa. Disponível em: <http://www.serrano.neves.nom.br/MBA_GYN/edsoc10.pdf>.

VELASCO, S. L.. Fundamentos da educação ambiental: notas sobre a violação da ética no trabalho alienado vigente no capitalismo. Cadernos de Educação (UFPel), v. 31, p. 185-201, 2008.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.

Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Downloads

Download data is not yet available.