A utilização o Google sala de aula em sala: uma ferramenta complementar para o Ensino de Ciências
🔍 Buscar
PDF

Arquivos suplementares

A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE SALA DE AULA EM SALA: UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Como Citar

CarvalhoD. R. (2019). A utilização o Google sala de aula em sala: uma ferramenta complementar para o Ensino de Ciências. Boletim Técnico-Científico, 5(1). https://doi.org/10.26669/2359-2664.2019.221

Resumo

O presente trabalho traz reflexões e discussões sobre a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIC’s) em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem em uma Escola de periferia na cidade de Alegrete/RS. A pesquisa foi desenvolvida em turmas de 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), por meio de um recurso digital, chamado de “Google Classroom”, em sua tradução para a língua portuguesa: “Google Sala de Aula”. A inserção de tecnologia em sala de aula, nos permite criar um ambiente de aprendizagem interativo, compartilhando materiais didáticos de forma dinâmica, no ensaio de práticas educacionais.  Na tentativa de se aproximar da realidade dos alunos e simultâneamente oferecer um ensino atrativo se apropriando dos recursos disponíveis e que incentivem uso de propostas metodológicas alternativas.

https://doi.org/10.26669/2359-2664.2019.221
PDF

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF.1997.

MINAYO, J.M. Mudar a forma de aprender e ensinar com a internet. In: BRASIL. Salto para o futuro: Tv e informática na educação. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, SEED, 1999, p. 81-90.

FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. São Paulo, Cortez Editora, 1995, p. 98.