Sobre a Revista

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O Boletim Técnico-Científico constitui-se numa publicação técnico-científica multidisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). O Boletim tem por finalidade a divulgação de artigos científicos, técnicos e tecnológicos. Seu público-alvo são os estudantes, os servidores e toda comunidade escolar do IFFar.

Devido ao seu aspecto multidisciplinar, publica artigos científicos, comunicações curtas, relatos de experiência e dossiês temáticos nas diversas áreas do conhecimento. Os manuscritos serão publicados em Português.

O Boletim Técnico-Científico apresenta fluxo contínuo de divulgação e encontra-se disponível exclusivamente no formato eletrônico (online). Este Boletim não cobra taxas dos autores para a submissão, processamento e publicação de manuscritos e ainda oferece acesso gratuito e aberto ao seu conteúdo em nosso site.

O periódico utiliza o software Open Journal System (OJS), sendo disponibilizado à comunidade científica nacional por meio do Portal de Periódicos Eletrônicos do IFFar.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliação do trabalho

Serão aceitos apenas os manuscritos formatados de acordo com o Template, conforme as Diretrizes para os Autores. Trabalhos que não atenderem a essas exigências serão recusados.

Os manuscritos considerados potencialmente publicáveis no Boletim Técnico-Científico seguirão o fluxo editorial, composto pelas seguintes etapas:

a)   Revisão técnica – realizada pelos editores do periódico. Consiste fundamentalmente da revisão de aspectos de forma e redação científica, para que o manuscrito atenda a todos os itens detalhados nas Diretrizes para Autores do Boletim e esteja apto para seguir no fluxo editorial. 

b)  Revisão por pares – O sistema de avaliação dos artigos é duplo-cego e anônimo, no qual os avaliadores ad hoc não conhecem a identidade dos autores e não são identificados na revisão enviada aos autores. Os trabalhos serão enviados para dois avaliadores ad hoc, que avaliarão seu mérito científico e o conteúdo do manuscrito a partir dos seguintes aspectos: importância da contribuição, adequação à linha editorial do Boletim Técnico-Científico, metodologia adequada, cumprimento dos critérios éticos/integridade da pesquisa, relação entre o problema proposto e apresentação/análise dos dados, conclusão respaldada nos dados, clareza, coerência e organização textual, indicação dos principais pontos fortes e fracos do manuscrito. Em caso de discordância nos pareceres recebidos, o manuscrito será enviado a um novo avaliador, que contribuirá para o desempate.

Os editores do Boletim encaminham a solicitação de avaliação para o especialista com um formulário padrão detalhado. Os avaliadores ad hoc devem seguir as Diretrizes para Avaliadores do Boletim Técnico-Científico, baseadas nas recomendações do COPE (Committee on Publication Ethics).  

Esse processo de parecer por pares implica o compromisso do(s) autor(es) de atender da forma mais satisfatória e breve possível as observações dos avaliadores. O Boletim se reserva o direito de recusar manuscritos cuja formulação desconsidere as sugestões dos avaliadores sem justificação razoável.

c)  Revisão pelos editores – após o recebimento dos pareceres, os editores verificam o material e encaminham para os autores.  Nessa etapa, o texto será incluído em uma das três categorias:

(i) ACEITO (aceitação incondicional): o manuscrito deve ser publicado. O tema é de grande interesse para a área do manuscrito, é inovador e está bem escrito. Apenas pequenas correções são necessárias, e estas podem ser feitas pela própria equipe de editoração;

(ii) ALTERAÇÕES REQUERIDAS (aceitação condicional): alterações de pequeno ou médio porte devem ser conduzidas pelo(s) autor(es), respeitando o prazo estipulado pelos Editores. O manuscrito deve voltar para reavaliação, quando os Editores verificam o atendimento às sugestões dos revisores ad hoc ou a justificativa para o seu não atendimento;

(iii) REJEITADO (não aceitação): as modificações necessárias ao manuscrito são tão extensas, que levariam a um novo manuscrito; assim, o manuscrito é recusado e o autor pode encaminhar outro, quando desejar.

d) Revisão de editoração– os manuscritos aprovados serão submetidos à revisão de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês) e normas técnicas.  Alguns textos poderão retornar aos autores para consulta e/ou aprovação de eventuais alterações durante o processo. Após essa etapa o manuscrito segue para diagramação, conferência e publicação.

 

Política de seção

Além dos artigos científicos, o Boletim publica comunicações curtas, relatos de experiência e dossiês temáticos nas diversas áreas do conhecimento.

- Artigos científicos: trabalhos resultantes de pesquisas científicas de pesquisas baseadas em dados empíricos ou teóricos, utilizando metodologia científica.

- Comunicações curtas: São breves relatos de achados científicos, mas que não incluem uma análise mais abrangente e uma discussão mais longa. Esta categoria inclui trabalhos de natureza técnica.

 - Relatos de experiência: O relato de experiência é um documento em que deve estar registrado todo o percurso desenvolvido na prática pedagógica e nas atividades extensionistas.

- Dossiês temáticos: conjunto de artigos de uma temática específica que proporcionem reflexão crítica, considerando diferentes aspectos e perspectivas teórico-metodológicas do tema principal em questão.

 

Modalidade de Publicação

A partir do segundo semestre de 2021, O Boletim Técnico-Científico passou a adotar a modalidade de publicação contínua anual. A publicação contínua ou passe móvel é a publicação dos manuscritos à medida que vão sendo aprovados. Portanto, todas as edições do ano corrente permanecerão abertas e, à medida que os manuscritos forem aceitos e diagramados, serão inseridos na edição que ainda não estiver completa. Com isso, o fluxo de manuscritos será acelerado, aumentando o tempo de exposição do material que dará maior visibilidade ao Boletim e aos trabalhos publicados por meio de citações.

 

Preceitos Éticos

Seguindo as orientações do Comitê de Ética em Publicação (COPE) estimulando a identificação da prática de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações da Ética e denúncias, o corpo editorial do Boletim Técnico-Científico sugere que os autores visistem o site do COPE (http://publicationethics.org) para informações sobre Ética em pesquisa;

Os conteúdos dos manuscritos serão avaliados para identificação de qualquer tipo de plágio, submissões duplas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisas;

O conselho editorial decidirá se o manuscrito poderá ser enviado para avaliação por pares;

Após a aceitação e antes da publicação, o manuscrito poderá ser novamente avaliado.

 

Preceitos Éticos Envolvendo Seres Humanos ou Animais

Caso o manuscrito envolva animais, os autores devem apresentar declaração de que todos os procedimentos éticos foram cumpridos, conforme a Lei Nº 11.794, de 8 de outubro de 2008,  e demais normativas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).

A pesquisa envolvendo seres humanos deve estar de acordo com a Resolução CNS 510/2016, exigindo-se a declaração formal da aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), a partir do registro na Plataforma Brasil. Os direitos de privacidade dos sujeitos humanos devem ser sempre preservados.

 

Errata

Correções e Retratações: erros ou falhas, independentemente da natureza ou da origem, que não configurem má conduta, serão corrigidos por meio de errata. Em manuscritos já publicados em que a má conduta foi identificada, a retratação será feita informando o motivo da retratação devidamente referenciada. Todos os autores serão solicitados a concordar com o conteúdo.

 

Declaração de acesso aberto

O BTC é um periódico de acesso aberto (Full Open Access), de forma que todo seu conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos ao usuário ou a instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito lícito, sem pedir autorização prévia do editor ou do autor. Tais definições estão de acordo com aquelas do comitê diretivo do Budapest Open Access Initiative (BOAI) de acesso aberto.

Os conteúdos do BTC estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.

 

Direitos autorais, Autoarquivamento e Política de Preservação Digital

Os artigos publicados pelo BTC, salvo quando expressamente indicado de outra forma, estão sob a licença Creative Commons Attribution. Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, o que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que as fontes sejam devidamente citadas.

O BTC encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas e pessoais, desde que incluídas as citações completas às versões do website da periódico.

O BTC se preocupa com o acesso ao conteúdo em longo prazo. Na ocorrência de algum sinistro com os data centers, seus arquivos digitais estão preservados na Rede de Serviços de Preservação Digital – Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, permitindo que elas mantenham cópias permanentes do boletim para preservação e restauração

 

Cadastro de Avaliadores

Caso você não esteja registrado, clique no link http://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao/user/register e registre-se.

Atenção! 

No final da página de registro tem a opção Cadastrar como, você deve selecionar Avaliador. Em seguida, clique no botão Cadastrar.

OBS: NO MOMENTO DO CADASTRO EM BIOGRAFIA PREENCHER SUA TITULAÇÃO MÁXIMA!

 

Instruções aos Avaliadores

Passos para ser avaliador:

Acesse o sistema da Revista de Ciência e Inovação do Instituto Federal Farroupilha

http://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao/index, entre com seu login e senha. Na página de usuário, clique em Avaliador.

 

Instruções para acessar o artigo a ser avaliado:

  1. Acessar o site da revista com o seu login e senha.
  2. Entrar na página do usuário como AVALIADOR.
  3. Na página SUBMISSÕES ATIVAS, clicar no título do artigo.
  4. Na página AVALIAÇÃO, aparecerão as informações sobre o artigo e prazo para o parecer.
  5. Ao rolar a página, mais para baixo, em DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO aparecerão os 5 passos de avaliação obrigatórios.
  6. No passo 3, clicar no arquivo.doc em MANUSCRITO DE SUBMISSÃO e salvá-lo em sua máquina para avaliação posterior.
  7. Em seguida, seguirão três passos: 4 5 e 6. No passo 4, ao clicar no ícone AVALIAÇÃO aparecerá uma outra janela para colar o parecer.
  8. No passo 5, se houver comentários no próprio texto, no BROWSE procurar o arquivo da sua máquina e em seguida TRANSFERIR para que o editor/autor tenha acesso posteriormente.
  9. No passo 6, fazer a recomendação do artigo: aceitar ou rejeitar sem opções intermediárias, e enviar para o editor.

 

Para a elaboração do parecer, sugerimos observar os seguintes aspectos:

  1. Adequação do trabalho ao tema proposto;
  2. Explicitação do objetivo do trabalho e coerência de seu desenvolvimento no texto;
  3. Conformidade com a teoria proposta, demonstrando conhecimento atualizado da bibliografia relevante;
  4. Originalidade da reflexão e contribuição para o campo de conhecimento;
  5. Clareza, correção e adequação da linguagem a um trabalho científico.