Submissões
🔍 Buscar
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito apresenta potencial para publicação e seu interesse para os leitores do Boletim.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice/LibreOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, exemplificados no Modelo para Apresentação/Formatação (Template).
  • Figuras e tabelas estão no texto, não no final do documento na forma de anexos; as tabelas estão em um formato editável.
  • Escolha a seção mais apropriada para o seu artigo.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • No caso de submissão a uma Seção com revisão por pares (por exemplo, artigos), as instruções disponíveis em garantir a revisão por pares cega foram seguidas.
  • Os artigos devem ser enviados em formato digital através da página: https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao . Qualquer dúvida, entrar em contato através do e-mail: rcif@iffarroupilha.edu.br .
  • Após se cadastrar como Autor, inicie os cinco passos para submissão: 1. Início; 2. Transferência do manuscrito; 3. Inclusão de metadados; 4. Transferência de documentos suplementares; 5. Confirmação.
  • O autor correspondente deve cadastrar todos os autores do trabalho no momento da submissão. O Boletim não permitirá a inclusão de autores após iniciado o processo de avaliação pelos pares.
  • A titulação acadêmica máxima e a afiliação institucional do(s) autor(es) será(ão) incluídas na ocasião do cadastro dos metadados (em Instituição/Afiliação e Resumo da Bibliografia).
  • Todos os autores devem informar os números de ORCID no campo com esse nome ou enviá-lo posteriormente para o e-mail rcif@iffarroupilha.edu.br, caso já o possua. Se não for cadastrado no ORCID, deverá fazê-lo no endereço: https://orcid.org/signin.
  • O(s) autor(es) que tiverem seus trabalhos aceitos para publicação no Boletim Técnico-Científico assumem o compromisso de atuar como avaliadores. O Conselho Editorial se reserva o direito de não submeter à segunda etapa de avaliação (parecer duplo-cego por pares) artigos cujos autores reiteradamente se recusem a emitir pareceres quando convidados pelo Boletim.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores 

- São aceitos textos escritos em português ou inglês.

- O texto deve ser redigido em folha tamanho A4, com fonte Arial, tamanho 12, justificado, com parágrafo de entrada de 1,25 cm e espaçamento automático depois dos parágrafos, espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior e esquerda de 3,0 cm e inferior e direita de 2,5 cm.

- O máximo de páginas será 15 para artigos científicos, relatos de experiência e dossiês temáticos e 8 para comunicação curta, incluindo tabelas, quadros e figuras.

- Figuras, tabelas e quadros devem estar inseridos ao longo do texto, na posição em que devem ser publicados. As figuras devem ter extensão .jpeg e resolução mínima de 300 dpi. Imagens com baixa resolução ou qualidade ruim não serão aceitas.

- O resumo deve conter até duzentas palavras e ser escrito em dois idiomas (português e inglês).

- As citações e referências bibliográficas devem estar de acordo com as normas da ABNT (NBR 10520/2023 e NBR 6023/2018).

- O manuscrito deve, obrigatoriamente, estar inserido no arquivo “modelo.doc” (template).

- O arquivo.doc (template) encaminhado não deve conter nomes e afiliações dos autores.

- O nome completo dos autores e suas respectivas afiliações (instituição, departamento, local, estado e país) devem ser inseridos em metadados, na ordem em que devem aparecer no trabalho publicado. A equipe editorial do Boletim não aceitará a inserção de autores e/ou alteração na ordem dos autores após o processo de submissão inicial.

- As palavras-chave inseridas no sistema, no momento da submissão, devem ser as mesmas que constam do resumo do manuscrito.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.