Assessorando na construção, implementação e avaliação do PME de Manoel Viana- RS
🔍 Buscar
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

BuenoE. N. (2018). Assessorando na construção, implementação e avaliação do PME de Manoel Viana- RS. Boletim Técnico-Científico, 4(1). https://doi.org/10.26669/2359-2664.2018.196

Abstract

A Lei Federal nº 13.005/2014 que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE)  instituiu a obrigatoriedade dos estados, o Distrito Federal e os municípios, no prazo de um ano, elaborar seus planos de educação ou adequar os planos já aprovados, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE. A partir desta prerrogativa, o Conselho e a Secretaria Municipal de Educação de Manoel Viana solicitaram, em 2015, assessoria ao Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete para atendimento a esta demanda, o que originou a proposição do  projeto de extensão: “Assessorando na construção, implementação e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) de Manoel Viana”. O projeto objetivou contribuir na construção, implementação e avaliação do Plano Municipal de Educação de Manoel Viana. Para a elaboração deste plano o processo metodológico eleito foi o participativo, utilizando de estudo da legislação, diagnóstico da realidade educacional local e debate com profissionais da educação. Foram realizados diversos encontros e reuniões para que cada meta do Plano fosse discutida e (re)planejada. Criou-se o Fórum Municipal de Educação que, após a construção do plano, teve a função de realizar constante avaliação e monitoramento das metas e estratégias. Duas metas foram priorizadas: a Meta 15 e a Meta 19. A Meta 15, estratégia 15.6 que criava um Fórum Municipal de Educação (evento de formação continuada) e a Meta 19 que criava o Fórum de acompanhamento do Plano. O evento colaborou diretamente para a formação continuada das duas redes estadual e municipal, o que permite concluir que a concretização do I Fórum foi a primeira meta realizada do PME. A criação do Fórum teve um papel estratégico para o desenvolvimento educacional de Manoel Viana, pois ao mesmo tempo em que  envolveu e mobilizou toda a cidade na realização do Fórum, tem realizado o acompanhamento e o monitoramento das atividades, o que tem colocado o Plano em ação. O êxito do trabalho articulado de assessoria do IFFar junto as redes de ensino fez com que o projeto de extensão fosse renovado em 2017.


https://doi.org/10.26669/2359-2664.2018.196
PDF (Português (Brasil))

References

ARAÚJO, Lourdes Batista. Fórum municipal de educação e plano municipal de educação de Manoel Viana: da teoria à prática. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Pós-graduação – Especialização em Gestão Escolar do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, 2016.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 07 jan. 2017.

______. Ministério da Educação. Plano Municipal de Educação Caderno de Orientação, 2014. Disponível em: http://www.manoelviana.rs.gov.br/download/PlanodeEducacao.pdf Acesso em: 06 jul 2017.

_____.Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em: 05 jul 2017.

_____.Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm Acesso em 05 julho de 2017.

FAUNDEZ, Antonio. O poder da participação. São Paulo: Ed. Cortez, 1993.

FIORI, Ernani Maria. Prefácio: Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 56. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014

HENZ, Celso Ilgo. Círculos Dialógicos Investigativo-formativos e Auto(trans)formação Permanente De Professores. In: HENZ, Celso Ilgo e TONIOLO, Joze Medianeira dos S. de A. (org.). Dialogus: círculos dialógicos, humanização e auto(trans)formação de professores. São Leopoldo: Oikos, 2015..

LEVINSKI, Eliara Zavieruka. A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas – RS. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

_____. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. 10.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

PREFEITURA DE MANOEL VIANA (Cidade). Lei nº 2.335, de 21 de agosto de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação do Município de Manoel Viana, de duração decenal, Manoel Viana-RS: 2015.

_____.Decreto Individual n° 09, de 05 de abril de 2016. Nomeia a Comissão Organizadora do I Fórum Municipal de Educação: Saberes e Fazeres Pedagógicos de Manoel Viana.

_____.Decreto Individual nº 04, de 15 de março de 2016. Nomeia os Membros do Fórum de Implementação e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Manoel Viana.