Percepções de Inclusão: o que pensam e o que dizem os servidores de um Instituto Federal de Educação
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PortoE. Q.; CorrêaL. B.; BrancherV. Percepções de Inclusão: o que pensam e o que dizem os servidores de um Instituto Federal de Educação. Revista de Ciência e Inovação, v. 2, n. 1, p. 21-31, 21 jul. 2017.

Resumen

O presente artigo é resultado do projeto de pesquisa “As representações de Inclusão em um Instituto Federal de Educação do RS: repensando processos formativos”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores MAGMA. Olhamos para as questões sociais a partir dos pressupostos do imaginário social de Cornelius Castoriadis, com o seguinte problema de pesquisa: Quais são as representações de inclusão instituídas nos servidores de um Instituto Federal de Ensino do RS e como estas representações tem repercutido nas ações, programas e projetos desenvolvidos na Instituição? Como objetivo geral buscamos conhecer as representações de inclusão instituídas entre os servidores de um Instituto Federal de Ensino do RS e perceber as possíveis repercussões delas nas ações, programas e projetos desenvolvidos na Instituição. Além disso, nos propomos a conhecer os principais mitos existentes sobre inclusão nesse contexto de ensino; mapear contextos e temáticas que necessitam formação permanente com foco na inclusão nessa Instituição. Como recurso de produção de dados utilizamos entrevista semi-estruturada com perguntas abrangentes, sendo que trabalhamos com narrativas orais, por estar inserida num processo de valorização das falas dos colaboradores, dando voz aos mesmos. A análise dos dados foi realizada através da Análise de Conteúdo, sob os pressupostos de Bardin (2016). As categorias emergentes após esse processo foram: significações de inclusão e condições institucionais.

https://doi.org/10.26669/2448-4091147
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Citas

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