Show de Talentos - Arte da terra
🔍 Buscar
PDF

Como Citar

da RosaT. S. (2017). Show de Talentos - Arte da terra. Boletim Técnico-Científico, 3(1). https://doi.org/10.26669/2359-2664.2017.88

Resumo

A motivação artístico-cultural é uma premissa na formação discente, música, pintura, artes cênicas, arte literária entre outras manifestações culturais corroboram para a qualidade na formação deste nos âmbitos pessoal e também profissional. Com a finalidade de preservar esta qualificação discente, em 2013 foi criado no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete um concurso festival nomeado ‘Show de Talentos’. Atividade complementar ao desenvolvimento de conteúdos diários, a qual, privilegiou os alunos regularmente matriculados no campus Alegrete quanto às suas habilidades musicais, mobilizados pelos professores de letras e artes. A mobilização foi tão grande, repercutindo positivamente entre todos, que a partir de então os alunos reservam parte do seu tempo na instituição com ‘ensaios artísticos’, principalmente na área musical, o que se tornou um ‘hábito’, digamos assim, para um grupo determinado de alunos, promovendo mais do que um espaço de lazer, um espaço de aprimoramento artístico e de integração. Destacar as qualificações e saberes pré-constituídos vem ao encontro de um processo de formação ideal; assim, fomentar estas qualidades artístico-culturais e garantir o pleno êxito na formação profissional e humana é objetivo maior deste projeto.

Palavras-chave: motivação – cultura – qualidade - formação

https://doi.org/10.26669/2359-2664.2017.88
PDF

Referências

* É necessário que o professor tenha em mente também a ideia de protagonismo que, no caso da Arte, abrange produtores, autores, artistas – compreendidos tanto individual como coletivamente: suas vidas, motivações pessoais, culturais, estéticas e artísticas. Nesse universo, o aluno pode despontar como agente da produção de diversas linguagens artísticas ou da apreciação de manifestações de arte. (PCN p.186)

*“Como profissionais da educação, quando pensamos numa sala de aula, buscamos logo as soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos elaborados.” (BARROS, [201-?])