Abstract
Os recursos naturais são escassos e carecem de políticas de sustentabilidade que busquem reduzir o impacto do ser humano no meio ambiente. São necessárias ações que apresentem um equilíbrio entre proteção ambiental e desenvolvimento econômico. Considerando a importância de ações sustentáveis e a relevância do uso adequado das fontes de energia, o projeto Ardoif tem como objetivo principal utilizar a automação para auxiliar o controle de acesso aos aparelhos de ar condicionado do Instituto Federal Farroupilha, campus São Borja. A implementação do projeto é motivada também pelo gasto elevado com energia elétrica no campus, ocasionado pela ausência de controle do funcionamento dos climatizadores, que leva ao acionamento irrestrito dos aparelhos através de smartphones e controles universais. A metodologia de trabalho envolveu o mapeamento do parque de máquinas do campus, identificando a marca e o modelo de cada equipamento, bem como sua capacidade de refrigeração e a intensidade da corrente (amperes), além da identificação dos códigos infravermelhos de ações como ligar, desligar, trocar temperatura, entre outras, além da construção de um protótipo de baixo custo, utilizando a placa de prototipagem eletrônica NodeMCU (ESP-8266) e sensores. O dispositivo é capaz de controlar os aparelhos de ar condicionado e monitorar o consumo energético destes. Uma aplicação web foi construída para integrar o dispositivo com os condicionadores de ar, e permitir o controle de acesso aos aparelhos, o armazenamento das ações realizadas pelos usuários no sistema, o monitoramento e acompanhamento do consumo energético e para possibilitar a programação dos horários de funcionamento dos condicionadores.References
BANZI, M.; SHILOH, M. Primeiros passos com o Arduíno. 2ª edição. São Paulo: Editora Novatec, 2015. 240p.
BARBOSA, G.S. O desafio do desenvolvimento sustentável. Revista Visões. Rio de Janeiro, v.1, n.4, jan/jun 2008. Disponível em: < http://www.fsma.edu.br/visoes/ed04/4ed_O_Desafio_Do_Desenvolvimento_Sustentavel_Gisele.pdf>. Acesso em 14 abr. 2018.
BOLZONI, C. Desmistificando a domótica. Sinergia. São Paulo, v.8, n.1, jan/jun 2007. Disponível em: < http://www.bolzani.com.br/artigos/art01_07.pdf>. Acesso em 14 abr. 2018.
CUNHA, T. F. Controle centralizado de equipamentos de ar condicionado. 2013. Disponível em: < https://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/1/14/TCC_ThiagoFelipeCunha.pdf>. Acesso em 14 abr. 2018.
CRUZ, M. M. Climaduino: sistema embarcado de climatização para edifícios inteligentes. 2013. Disponível em: < http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25177>. Acesso em 14 abr. 2018.
ELY, A. Economia do meio ambiente. 4ª edição. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heiser, 1990. 185p.
MURATORI, J. R.; DAL BÓ, P.H. Automação residencial – conceitos e aplicações. 1ª edição. Belo Horizonte: Editora Educere Ltda., 2013. 200p.
OLIVIO, D.H.V. et.al. A ética do consumo. Scientia FAER. São Paulo, v.2, n.2, jan/jun 2010. Disponível em: <http://uniesp.provisorio.ws/faer/revistafaer/artigos/edicao2/denis.pdf>. Acesso em 14 abr. 2018.
PINHEIRO, J. M. S. Sistemas de Automação. 2004. Disponível em: http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_sistemas_automacao.php. Acesso em: 14 abr. 2018.
PINHEIRO, J. M. S. A automação no monitoramento ambiental. 2008. Disponível em: http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_automacao_monitoramento_ambiental.php. Acesso em 14 abr. 2018.