Participação da comunidade escolar
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Palavras-chave

gestão democrática
participação
comunidade escolar

Como Citar

Crisostomo CavalcanteH., & SônegoF. (2025). Participação da comunidade escolar : o caminho para a concretização da gestão democrática no Brasil . Boletim Técnico-Científico, 10(1), 1-10. https://doi.org/10.26669/2359-2664.2025.499

Resumo

Este recorte de pesquisa possui natureza qualitativa e tem como objetivo discutir a importância da participação na gestão democrática das escolas públicas brasileiras sob a ótica de sua legislação e da literatura. O corpus de pesquisa foi constituído por meio de pesquisa bibliográfica e documental na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Plano Nacional de Educação. A partir da metodologia análise textual discursiva, foi possível perceber que a gestão democrática tem como cerne a participação da comunidade escolar. Para isso, a legislação elenca estratégias como a criação de espaços participativos e a construção colaborativa do projeto político pedagógico escolar. Já na literatura explorada, observa-se que temas como a participação da  família e responsáveis, a representação discente e a função do gestor escolar na promoção da gestão democrática representam tanto desafios quanto      estratégias para uma participação efetiva da comunidade escolar.

https://doi.org/10.26669/2359-2664.2025.499
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