Resumo
Este trabalho investiga a relação entre os profissionais da educação inclusiva e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na construção do conhecimento. A questão central deste estudo foi: Como ocorre a construção do conhecimento entre os profissionais da educação inclusiva e as TICs? Destaca-se, neste contexto, a necessidade de mudanças no ambiente escolar, com a implementação de práticas mais flexíveis e o domínio das tecnologias por parte dos profissionais. Essa transformação é essencial para promover uma educação mais inclusiva e eficaz, interligando a capacitação tecnológica com a adaptação pedagógica necessária para atender às necessidades de todos os alunos. O objetivo foi realizar uma investigação bibliográfica qualitativa sobre essa relação, utilizando artigos do portal SciELO. Os resultados apontaram a importância da integração responsável das TICs, formação adequada dos professores e planejamento cuidadoso. Identificaram-se desafios, como falta de capacitação e investimento insuficiente por instituições públicas. A pesquisa conclui que a relação entre profissionais da educação inclusiva e TICs é essencial para uma educação inclusiva de qualidade, potencializando a tecnologia como ferramenta eficaz para atender alunos com deficiência, desde que usada adequadamente e com suporte.
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