Resumo
Este artigo é um relato de experiência, do tipo exploratório e descritivo, sobre as observações das relações de ensino realizadas durante o estágio curricular de uma acadêmica da Licenciatura em Matemática durante o ensino não presencial no ano de 2020, auge da Pandemia Covid-19. Os elementos descritos mostram o quanto este tempo de ensino foi instável, com pontos positivos e negativos, dificuldades e desafios tanto para gestores, como professores e estudantes. Todos precisaram se adaptar ao tempo, espaço, instrumentos e ações de ensino e de aprendizagem centradas em atividades não presenciais, com contato através de ferramentas digitais de informação e comunicação, principalmente através de grupos de Whatsapp exclusivos para iterações disciplinares. O processo de ensino ocorreu dentro dos limites individual e coletivos do contexto. Para a acadêmica em formação também foi um momento desafiador, de aproximação com a realidade educacional desconhecida de todos e em cotidiana construção, mostrando o quanto a profissão docente exige desacomodação, ousadia e protagonismo, para que a educação efetiva aconteça.
Referências
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