Jogos em aulas de Matemática: uma prática pedagógica extensionista na formação inicial de professores
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Palavras-chave

Ensino de Matemática; Formação de professores; Curricularização da extensão.

Como Citar

BrochS. C., Clemente LimaL., & Cavalheiro de OliveiraR. (2023). Jogos em aulas de Matemática: uma prática pedagógica extensionista na formação inicial de professores. Boletim Técnico-Científico, 8(1), 1-17. https://doi.org/10.26669/2359-2664.2023.374

Resumo

Este artigo apresenta e reflete sobre uma prática de ensino desenvolvida com acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática numa atividade pedagógica de extensão na comunidade escolar. Durante as aulas na Instituição de Educação Superior, os acadêmicos utilizaram materiais recicláveis e fizeram reuso de diferentes objetos para construírem jogos que fossem utilizados em aulas da disciplina de Matemática no Ensino Fundamental. Fizeram ficha com regras e características de cada jogo, bem como estudaram e analisaram habilidades e estratégias utilizadas durante o desenvolvimento dos jogos. No final do semestre, os acadêmicos foram até uma escola desenvolver os jogos com alunos de 6º e 7º anos na aula de Matemática.  A utilização de jogos nas aulas é um recurso pedagógico que mostra bons resultados, pois torna a aula mais dinâmica e interativa, fazendo com que os alunos tenham mais interesse e sintam prazer no desenvolvimento de habilidades matemáticas. Também possibilita que os alunos desenvolvam métodos de raciocínio e resolução de problemas e estimulem a sua criatividade. O foco destas ações pedagógicas é a experiência do acadêmico com a atuação docente na realidade educacional regional, numa ação de parceria e trocas de aprendizagens na escola, com vistas a mais ampla formação inicial dos futuros professores e a contribuição da melhoria da qualidade do ensino da Matemática. Portanto, são atividades que integram o ensino e a extensão no currículo de formação inicial dos novos professores.

https://doi.org/10.26669/2359-2664.2023.374
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Referências

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