Resumo
Este estudo trata sobre os recursos de interação e de colaboração presentes em ferramentas digitais utilizadas em uma formação sobre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ofertada a docentes do município de Canguçu (RS, Brasil), no ano de 2022. Essa capacitação é parte das ações do Projeto de Extensão “Compartir”, desenvolvido por servidores técnico- administrativos do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). O objetivo geral deste artigo é analisar os recursos de colaboração e de interação presentes nas ferramentas digitais utilizadas em uma formação a distância, a fim de responder ao seguinte problema de pesquisa: em que medida as ferramentas digitais utilizadas em uma formação a distância contribuíram para a participação colaborativa e a interação? A pesquisa tem como estrutura metodológica o quadrilátero: abordagem, teoria de base, procedimento e técnica. A abordagem é dedutiva de cunho quali-quantitativo, para a teoria de base foi utilizada a Sociedade Informacional, trazendo autores como Manuel Castells e Pierre Lévy para compor a discussão. Classifica-se como estudo de caso e como técnica de levantamento de dados, a partir disso, foi utilizada observação direta, bem como consulta a documentos e a registros da referida capacitação. Os principais resultados deste estudo apontaram que os recursos de interação e de colaboração utilizados foram essenciais para o êxito da capacitação, permitindo a comunicação com os cursistas e o desenvolvimento do trabalho entre os ministrantes.
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