Submissões
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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra disponível online em outro meio (como em bibliotecas digitais, repositórios institucionais, dentre outros), o que pode acarretar em detecção de autoplágio.
  • Todos os autores concordam com a submissão e se responsabilizam pelo cumprimento das Políticas Editoriais e Éticas da RCI.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc/.docx), OpenOffice/LibreOffice (.odt) ou .rtf.
  • O texto segue as normas descritas nas “Diretrizes para autores” e se encontra no arquivo “modelo.doc” (template-2025).
  • O(s) autor(es) estão cientes de que o manuscrito submetido será revisado por pares (revisão duplo-cego) e aceita(m) o acesso global ao seu trabalho.
  • A localização virtual de manuscritos previamente disponibilizados em servidores preprint deve ser informada (link, DOI, etc.) no campo "Comentários para o Editor".
  • O autor correspondente (responsável pela submissão) cadastrou TODOS OS AUTORES do trabalho no momento da submissão, NA ORDEM em que devem aparecer no trabalho publicado.
  • O autor correspondente informou as contribuições de cada um dos autores, no campo “Comentários para o Editor”. 
  • O autor correspondente, em conjunto com os demais coautores inseridos em metadados, responsabiliza-se por declarar qualquer conflito de interesse (pessoal, comercial, acadêmico, político e/ou financeiro) relacionado ao manuscrito. A declaração, se necessária, deve ser registrada no campo “Comentários para o Editor”.
  • Nos metadados, foi incluído o registro completo da afiliação institucional (instituição, departamento, local, estado e país) de todos os autores.
  • Todos os autores informaram seus números de ORCID. Caso seja necessário, o cadastro pode ser feito neste endereço: https://orcid.org/signin
  • Os artigos devem ser enviados, em formato digital, por meio do endereço https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao. Dúvidas podem ser respondidas pelo e-mail: rcif@iffarroupilha.edu.br
  • No início da submissão, deve ser escolhida a seção mais apropriada para o artigo.
  • Após o cadastro dos autores, devem ser seguidos os cinco passos para a submissão: 1) Início; 2) Transferência do manuscrito; 3) Inclusão de metadados; 4) Transferência de documentos suplementares; e 5) Confirmação.

Diretrizes para Autores

- São aceitos textos originais escritos em português, espanhol ou inglês

- Os artigos submetidos devem ser organizados em uma das categorias de textos:

a) artigos originais: Sugere-se que o manuscrito apresente as seguintes seções: Introdução, Material e Métodos (ou Metodologia), Resultados e Discussão (ou em seções separadas), Conclusão (ou Considerações finais), Agradecimentos (opcional) e Referências. As seções devem ser numeradas com algarismos arábicos, exceto Agradecimentos e Referências, que não são numerados;

b) artigos de revisão: Sugere-se que os artigos de revisão sejam estruturados da seguinte forma: Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão,  Conclusão (ou Considerações finais), Agradecimentos (opcional) e Referências. As seções devem ser numeradas com algarismos arábicos, exceto Agradecimentos e Referências, que não são numerados; ou

c) comunicações curtas: As comunicações curtas devem se constituir de texto único, sem subdivisão de seções, porém incluindo Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão e Conclusão. Podem conter tabelas, figuras e/ou quadros.


Normas gerais de formatação 

- O manuscrito deve, obrigatoriamente, estar de acordo com o arquivo “modelo.doc” (Template - 2025). 

- O texto deve ser formatado em folha tamanho A4, com fonte Arial, tamanho 12, justificado, com parágrafo de entrada de 1,25 cm e espaçamento automático depois dos parágrafos, espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior e esquerda de 3,0 cm e inferior e direita de 2,5 cm.

- O máximo de páginas será 20 para artigo científico, 20 para artigo de revisão e oito para comunicação curta, incluindo tabelas, quadros e figuras.

- Figuras, tabelas e quadros devem estar inseridos ao longo do texto, na posição em que devem ser publicados. As figuras devem ter extensão .jpeg e resolução mínima de 300 dpi. Imagens com baixa resolução ou qualidade ruim não serão aceitas.

- O resumo deve conter até 200 (duzentas) palavras e ser escrito em três idiomas (português, inglês e espanhol). As citações e referências bibliográficas devem estar de acordo com as normas da ABNT (NBR 10520/2023 e NBR 6023/2018). 

- O arquivo.doc (Template- 2025) não deve conter nomes e afiliações dos autores. 

Sobre a submissão

- O nome completo dos autores e suas respectivas afiliações (instituição, departamento, local, estado e país) devem ser inseridos em metadados, na ordem em que devem aparecer no artigo publicado. A equipe editorial da RCI não aceitará a inserção de autores e/ou alteração na ordem dos autores após o processo de submissão inicial.

- Sugere-se que o número máximo de autores, por proposta, não seja superior a cinco. 

- A indicação de autoria deve ser atribuída somente àqueles que contribuíram, de forma significativa, para a concepção e desenvolvimento da pesquisa/manuscrito, conforme disposto no Guia para autores do COPE. Os papéis que descrevem a contribuição específica de cada um dos autores segue a taxonomia CRediT (Contributor Roles Taxonomy), que são: 1) Conceitualização; 2) Curadoria de dados; 3) Análise formal; 4) Aquisição de financiamento; 5) Investigação; 6) Metodologia; 7) Administração do projeto; 8) Recursos; 9) Software; 10) Supervisão; 11) Validação; 12) Visualização; 13) Redação: rascunho original;  e 14) Redação - revisão e edição.  As contribuições de cada um dos autores deverão ser informadas, no momento da submissão do manuscrito, no campo “Comentários para o Editor”. 

- As palavras-chave inseridas no sistema, no momento da submissão, devem ser as mesmas que constam do resumo do manuscrito.

- A RCI não publica mais de um manuscrito, de mesma autoria, em dois volumes consecutivos. 

- Veja um tutorial com passo a passo e informações adicionais importantes em: Tutorial para Submissão de Artigos na RCI.

Política de Privacidade

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