Financiamento da educação: trajetória da aplicação em MDE em três municípios da Fronteira Oeste - RS
🔍 Buscar
PDF

Palavras-chave

Percentual gasto em educação. Receita de impostos. Rede Municipal.

Como Citar

PergherC. J.; Ferreira Nicola GomesA. C. Financiamento da educação: trajetória da aplicação em MDE em três municípios da Fronteira Oeste - RS. Revista de Ciência e Inovação, v. 1, n. 1, p. 71-83, 23 maio 2016.

Resumo

Esse trabalho expõe e analisa a trajetória dos percentuais aplicados em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) em três redes municipais de ensino da Fronteira Oeste - RS. A metodologia é de cunho qualitativo e utiliza de estudo de caso comparado, os resultados apresentados nesse ensaio tem como fonte principal o site do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul – TCE-RS. Será apresentado um panorama da receita líquida de impostos e transferências municipais e do percentual de aplicação em MDE no período de 2006 a 2014, discriminando quanto cada um dos três municípios aplicou anualmente. Como principais resultados encontrados, em um dos municípios pesquisados, verificou-se por dois anos, a não aplicação do percentual mínimo exigido de 25% em MDE, bem como, nos três municípios observou-se que mesmo tendo as receitas municipais dobrado, no período analisado, não houve aumento de recursos para a educação.

https://doi.org/10.26669/2448-409157
PDF

Referências

ARRETCHE, Martha. Políticas sociais no Brasil: descentralização em um estado federativo. RBCS, v. 14, n. 40, p.111-141, jun.1999.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado federal, 1988.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Ofi cial, Brasília, Seção I, p. 27833 – 841, 23 dez. 1996.

______. Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de fi nanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fi scal e dá outras providências. Diário Ofi cial, Brasília, Seção I, p. 1, 5 mai. 2000.

BOAVENTURA, Edivaldo M. Prefácio. IN: COSTA, Messias. A educação nas constituições do Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 07-10.

DAVIES, Nicholas. Financiamento da educação. Novos ou velhos desafi os? São Paulo: Xamã, 2004.

FARENZENA, Nalú. A política de fi nanciamento da educação básica: rumos da legislação brasileira. Porto Alegre: UFRGS, 2006.

______. Relações intergovernamentais nas políticas de educação básica no Brasil: a assistência da União aos governos subnacionais em foco. Revista Uruguaya de Ciência Política, Montevideo, v. 21, n. 1, p. 183-202, 2012.

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA. Perfi l Socioeconômico do Rio Grande do Sul (Perfi l RS). Disponível em: <http://www.fee.rs.gov.br/servicos/aplicativo-perfi l-rs/>. Acesso em: 5 jan. 2015.

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação. Disponível em: < https://www.fnde.gov.br/siope/demonstrativo- FundefMunicipal.do>. Acesso em: 10 jan. 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MACHADO, Maria Goreti Farias. A promoção da accountability na fi scalização de municípios do Rio Grande do Sul : a atuação do TCE na implementação do FUNDEB de 2007 a 2009. 2012.

f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

MONLEVADE, J. Educação pública no Brasil: contos e descontos. 2. ed. Ceilândia, DF: Idea, 2001. 83 Financiamento da educação: trajetória da aplicação em MDE em três municípios da Fronteira Oeste – RS.

PERGHER, Calinca Jordânia. Mapeamento da Capacidade de Financiamento da Rede Municipal de Ensino de Getúlio Vargas - RS: gastos, condições de oferta e trajetória do processo educativo: 1993 -2005. 2007. 169f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

______. Calinca Jordânia. Política de transporte escolar rural no Rio Grande do Sul: configuração de competências e de relações (inter)governamentais na oferta e no financiamento. 2014. 238f.

Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

PINTO, José Marcelino de Rezende. Dinheiro traz felicidade? A relação entre insumos e qualidade na educação. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 22, 2014. Disponível em: . Acesso em: 29 set. RECEITA FEDERAL. Carga tributária no Brasil 2003. Estudos Tributários. Brasília, n.13, dez. 2004.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Controle Social. Disponível em: <http://www1.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/tcers>. Acesso em: 10 jan. 2015.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.

Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Downloads

Não há dados estatísticos.