Resumo
Compreender emoções, crenças e atitudes discentes é essencial para o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem que melhorem o engajamento e o desempenho acadêmico, particularmente no que diz respeito à matemática, disciplina em que muitos estudantes sentem dificuldade. Assim, este artigo objetiva expor a compreensão sobre a afetividade nas relações que envolvem ensino-aprendizagem de matemática em alunos do Ensino Médio Integrado (EM) do Instituto Federal de Alagoas. O estudo exploratório envolveu uma pesquisa bibliográfica e uma etapa de levantamento de dados, na qual foram coletadas informações sobre crenças, atitudes e emoções relacionadas à afetividade discente e seu impacto na aprendizagem. As respostas foram analisadas através da escala de Likert. Uma maior influência de afetividade, especificamente, na aprendizagem matemática, foi registrada nos alunos pertencentes ao 1º ano do EM quando comparado aos dos 2º e 3º anos. Desta forma, o presente estudo fornece subsídios para aprimorar a formação de educadores e registrar evidências sobre a importância da afetividade no contexto educacional, embasado em políticas públicas e práticas pedagógicas alinhadas às necessidades emocionais dos estudantes.
Referências
ALVES, J. A. A.; DANTAS, V. A. O; OLIVEIRA, M. S. Influências afetivas no ensino - aprendizagem de matemática. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 7., 2012, São Cristovão. Anais [...] São Cristovão: EDUCON, 2012. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10170/2/1.pdf. Acesso em: 7 set. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha. Brasília, DF, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp. Acesso em: 30 jul. 2023.
CAZORLA, I. et al. Relação entre o domínio afetivo e o desempenho em matemática de estudantes das séries iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 89, n. 221, p. 1-17, 2008. Disponível em:
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1497. Acesso em: 07 set. 2023.
CHACÓN, I. M. G. Matemática emocional: los afectos en el aprendizaje matemático. Madrid, España: Narcea Ediciones, 2000.
CHACÓN, I. M. G. Procesos de aprendizaje en matemáticas con poblaciones de fracaso escolar en contextos de exclusión social: las influencias afectivas en el conocimiento de las matemáticas. Madri, España: Servicio de Publicaciones, 2005.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Durham: EBSE Technical Report, 2007.
LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, v. 22, n. 140, p. 5 - 55, 1932.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
TASHAKKORI, A.; CRESWELL, J. W. Exploring the nature of research questions in mixed methods research. Journal of Mixed Methods Research, v. 1, n. 3, p. 207 - 211, 2007. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1558689807302814. Acesso em: 07 set. 2023.
WALLON, H. As origens do caráter na criança. São Paulo: Difusão, 1971.
WOHLIN, C. et al. Systematic Literature Reviews. In: WOHLIN, C. et al. (Eds.). Experimentation in software engineering. Berlin, Heidelberg: Springer, 2012, p. 45 - 54.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Enaldo Vieira de Melo, Diogo Meurer de Souza Castro, Jennefer Aline Lima Barbosa