Mathematics teaching-learning in High School and its relationship with affectivity
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Palavras-chave

afetividade
ensino-aprendizagem
Ensino Médio
matemática

Como Citar

Vieira de MeloE.; Meurer de Souza CastroD.; Lima BarbosaJ. A. Mathematics teaching-learning in High School and its relationship with affectivity . Revista de Ciência e Inovação, v. 10, n. 1, p. 1-18, 2 dez. 2024.

Resumo

Compreender emoções, crenças e atitudes discentes é essencial para o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem que melhorem o engajamento e o desempenho acadêmico, particularmente no que diz respeito à matemática, disciplina em que muitos estudantes sentem dificuldade. Assim, este artigo objetiva expor a compreensão sobre a afetividade nas relações que envolvem ensino-aprendizagem de matemática em alunos do Ensino Médio Integrado (EM) do Instituto Federal de Alagoas. O estudo exploratório envolveu uma pesquisa bibliográfica e uma etapa de levantamento de dados, na qual foram coletadas informações sobre crenças, atitudes e emoções relacionadas à afetividade discente e seu impacto na aprendizagem. As respostas foram analisadas através da escala de Likert. Uma maior influência de afetividade, especificamente, na aprendizagem matemática, foi registrada nos alunos pertencentes ao 1º ano do EM quando comparado aos dos 2º e 3º anos. Desta forma, o presente estudo fornece subsídios para aprimorar a formação de educadores e registrar evidências sobre a importância da afetividade no contexto educacional, embasado em políticas públicas e práticas pedagógicas alinhadas às necessidades emocionais dos estudantes.

https://doi.org/10.26669/2448-4091.2024.443
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