School game: um jogo de perguntas e respostas como forma de trabalhar a avaliação escolar
🔍 Buscar
PDF

Palavras-chave

ludicidade
colaboração
jogos de perguntas e respostas

Como Citar

GrieblerG.; Castro CaurioA.; Zimmer WendtB.; RoehrsR. School game: um jogo de perguntas e respostas como forma de trabalhar a avaliação escolar. Revista de Ciência e Inovação, v. 10, n. 1, p. 1-23, 21 maio 2024.

Resumo

O texto traz uma atividade envolvendo escolas de educação básica do município de Uruguaiana participantes de um projeto de extensão. O referido projeto constituiu-se em um jogo de perguntas e respostas em grupo, em que os alunos disputaram a competição em seu respectivo nível de ensino, fundamental ou médio. Cada escola respondia quinze perguntas, das áreas de Ciências da Natureza, Ciências Sociais, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Gerais, com três diferentes níveis de dificuldade, de nível fácil ao difícil. O jogo veio como uma proposta de trazer a avaliação de uma forma lúdica ao estudante. Conforme relatos dos participantes, o jogo mostrou-se uma ferramenta diferenciada e menos pressionadora de avaliar as aprendizagens. Também procurou-se desenvolver o jogo em uma ferramenta de fácil manuseio pelos educadores, de maneira que ele próprio, sem conhecimentos aprofundados de programação de computadores, possa criar seus materiais didáticos conforme sua imaginação e necessidades.

https://doi.org/10.26669/2448-4091.2024.415
PDF

Referências

AUSANI, Paulo César; ALVES, Marcos Alexandre. Gamificação e ensino: o jogo dialógico como estratégia didática ativa e inovadora. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. 1-20, 2020.

BERNARDO, Raquel Viana; COSTA, Jefferson Soares da. Aplicação do jogo “desvendando os segredos do universo” para estudantes do ensino médio. Revista do Professor de Física, v. 6, n. Especial, p. 458-467, 2022.

BROUGÈRE, Gilles. Lúdico e educação: novas perspectivas. Linhas Críticas, v. 8, n. 14, p. 5-20, 2002.

FALKEMBACH, Gilse Morgental. O lúdico e os jogos educacionais. CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre: UFRGS, 2006. Disponível em http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo13/etapa1/leituras/arquivos/Leitura_1.pdf. Acesso em: 2 out. 2020.

GRIEBLER, Gustavo; BENEDETTI, Vera Lúcia Lorenset; BRANDAO, E. J. R. Objetos de aprendizagem como aporte à construção de softwares educacionais: uma inserção progressiva da informática no ensino fundamental. Revista SETREM, v. 1, n. 8, p. 45-53, 2006.

GRIEBLER, Gustavo et al. Desenvolvimento de softwares educacionais por estudantes de Licenciatura Plena em Pedagogia: potencializando o aspecto lúdico do Microsoft® PowerPoint®. Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação, v. 1, n.2, p. 1-14, 2015a.

GRIEBLER, Gustavo et al. O contexto educacional frente às Tecnologias da Informação e da Comunicação: o desenvolvimento de um software educacional por pedagogas. Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação, v. 1, n. 3, p. 1, 2015b.

KOVALESKI, Aline Bottega et al. A prova como instrumento de avaliação. Di@alogus, v. 2, n. 1, p. 122-130, 2013.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MACEDO, Lino; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MELO, Kelli Carvalho; MEDEIROS, Adriana Francisca de; SILVA, Adnilson de Almeida. Uma linguagem alternativa no ensino escolar: as histórias em quadrinhos na mediação do ensino e aprendizagem da geografia. Ateliê Geográfico, v. 7, n. 1, p. 260-283, 2013.

MIRANDA, Simão de. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Linhas críticas, v. 8, n. 14, p. 21-34, 2002.

MORAES, Dirce Aparecida Foletto de. Prova: instrumento avaliativo a serviço da regulação do ensino e da aprendizagem. Estudos em Avaliação Educacional, v. 22, n. 49, p. 233-258, 2011.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto; MORALES, Ofelia Elisa Torres (Orgs.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG, 2015, p. 15-33.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, v.15, n. 2, p. 145-153, 2016.

RIATTO, Fabrizio Belli. O emprego de um jogo de perguntas e respostas como uma forma de problematizar e motivar o ensino de física no ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

SERRES, Michael. A Polegarzinha. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

SILVA, Eunice Isaias da. Charge, cartum e quadrinhos: linguagem alternativa no ensino de geografia. Revista Polyphonía, v. 18, n. 1, p. 41-49, 2007.

SILVA, Alcina Maria Testa Braz; METTRAU, Marsyl Bulkool; BARRETO, Márcia Simão Linhares. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem das ciências. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 88, n. 220, p. 445-458, 2007.

SILVA, Meiridiane Ribeiro da; ANTUNES, Adriana Maria. Jogos como tecnologias educacionais para o ensino de genética: a aprendizagem por meio do lúdico. Ludus Scientiae, v. 1, n.1, p. 175-186, 2017.

UCHÔA, Kátia Cilene Amaral; UCHÔA, Joaquim Quinteiro. Uma análise sobre avaliação colaborativa em fóruns de discussão. Renote, v. 10, n. 3, p. 1-10, 2012.

VINHAL, Rafaela Gontijo; FERREIRA, Bárbara de Castro Vieira. A importância da realização de aulas diferenciadas no processo de ensino-aprendizagem em ciências: a visão dos alunos e professores. Revista Acadêmica Conecta FASF, v. 4, n.1, p. 78-93, 2019.

YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira. Sobre o uso de metodologias alternativas para ensino-aprendizagem de ciências. In: Educação e diversidade na sociedade contemporânea. Dourados: Editora Coelho, 2006, p. 1-14.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Gustavo Griebler, Aline Castro Caurio, Bruno Zimmer Wendt, Rafael Roehrs

Downloads

Não há dados estatísticos.