Um estudo sobre a oferta e inscrições na EJA EPT: Uma análise no RS
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Palavras-chave

Educação de jovens e adultos; Educação profissional e tecnológica; Oferta de vagas.

Como Citar

CargninR.; Ilha RaimundoF.; Severo MaraschinM.; Gomes de OliveiraF. N. Um estudo sobre a oferta e inscrições na EJA EPT: Uma análise no RS. Revista de Ciência e Inovação, v. 8, n. 1, p. 1-27, 19 dez. 2022.

Resumo

A oferta de cursos para públicos específicos faz-se necessária para que seja garantido o direito a uma vida mais justa por meio da qualificação. Nesse sentido, este estudo aborda o programa da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA EPT) no tocante ao número de vagas ofertadas e o respectivo número de inscritos nos cursos disponíveis. O estudo abrange os seguintes Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Farroupilha (IFFar), Rio Grande do Sul (IFRS) e o Sul-rio-grandense (IFSul). O período da pesquisa se deu entre os anos de 2017 a 2020. Como objetivos, buscou-se considerar o número de vagas ofertadas por ano e também verificar quais eixos tecnológicos e cursos obtiveram o maior número de inscrições. Para a produção de dados, foi utilizada a Plataforma Nilo Peçanha (PNP). A metodologia desenvolvida permeou os dados disponíveis na PNP, o que permitiu a organização de compreensões sobre a oferta da EJA EPT no Rio Grande do Sul. Entre as conclusões, destacam-se o maior percentual de vagas ofertadas por ano dentre os 3 institutos, bem como os eixos tecnológicos com maior representação dentre as vagas ofertadas, de 2017 a 2020.

https://doi.org/10.26669/2448-4091.2022.367
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Referências

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