Deduzindo a fórmula para cálculo de diagonais de um polígono: uma experiência no Ensino Fundamental
🔍 Buscar
PDF (Português (Brasil))

Cómo citar

LutzM. R.; RosaC. D. da; LeivasJ. C. P.; FonsecaJ. A. da. Deduzindo a fórmula para cálculo de diagonais de um polígono: uma experiência no Ensino Fundamental. Revista de Ciência e Inovação, v. 4, n. 1, p. 22-35, 25 jul. 2019.

Resumen

Este artigo apresenta uma investigação resultante de ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Franciscana, a qual teve por objetivo verificar se a utilização de materiais manipuláveis e atividades exploratórias possibilitam a construção de conceitos e a dedução de fórmulas matemáticas, em particular, relacionados às diagonais de polígonos. A metodologia utilizada para a pesquisa é de natureza qualitativa e a prática de ensino foi desenvolvida junto a um grupo de alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, de uma escola pública no município de Manoel Viana/RS. Os resultados mostraram que, para o grupo participante, o material construído favoreceu a identificação dos elementos dos polígonos e as atividades exploratórias comprovaram que é possível desenvolver estratégias para conduzir os alunos à dedução de resultados matemáticos, permitindo-lhes compreender os elementos envolvidos em uma dada expressão, desmitificando o processo de apresentação de fórmulas prontas.

https://doi.org/10.26669/2448-4091209
PDF (Português (Brasil))

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2018.

BULOS, Adriana Mascarenhas Mattos. O Ensino da Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2011, Recife/PE. Anais [...] Recife/PE: Universidade Federal de Pernambuco, 2011, p. 1-8.

CAMACHO, Mariana Sofia Fernandes Pereira. Materiais Manipuláveis no Processo de Ensino / Aprendizagem da Matemática: Aprender explorando e construindo. Relatório de estágio de mestrado. 2012. Disponível em: <https://digituma.uma.pt/bitstream/10400.13/373/1/MestradoMarianaCamacho.pdf>. Acesso em: 16 maio 2018.

CARVALHO, Maria Aparecida da Silva de; CARVALHO, Ana Márcia Fernandes Tucci de. O ensino de geometria não euclidiana na educação básica. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13, 2011, Recife/PE. Anais [...] Recife/PE: Universidade Federal de Pernambuco, 2011, p. 1-9.

DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática Elementar: Geometria Plana. Vol 9. 7. ed. São Paulo: Atual, 1995.

JANUÁRIO, Gilberto. Materiais Manipuláveis: Mediadores na (Re) construção de Significados Matemáticos. 2008. Disponível em: http://www.colegioglauciacosta.com.br/moodle/file.php/1/Materiais_manipulaveis_mediadores_na_reconstrucao_de_significados_matematicos.PDF. Acesso em: 03 maio 2018.

LEIVAS, José Carlos Pinto; LARA, Débora da Silva a de; SOARES, Gabriel de Oliveira. Polígonos: dobra aqui, dobra ali e um objeto esquecido – o transferidor. Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v. 1, n. 2, p. 209-225, jul./dez., 2017.

LORENZATO, Sérgio. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. São Paulo: Autores Associados, 2009.

MIRANDA, Vicente Carrión. Un Recurso para la Enseñanza de la Geometría. Educación Matemática. v. 5, n. 1, p. 11-45, abr., 1993. Disponível em: <http://www.revista-educacion-matematica.org.mx/descargas/vol5/vol5-1/vol5-1-2.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2017.

PAIS, Luiz Carlos. Uma análise do significado da utilização de recursos didáticos no ensino da geometria. 2000. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_23/analise_significado.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2019.

RÊGO, Rogéria Gaudencio do; RÊGO, Rômulo Marinho. Matematicativa. 4. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SANTOS, Sandra Augusta. Explorações da linguagem escrita nas aulas de Matemática. In: LOPES, Celi Aparecida Espasandin; NACARATO, Adair Mendes. Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 127-141.

USISKIN, Zalman. Resolvendo os dilemas permanentes da geometria escolar. In: LINDQUIST, Mary Montgomery; SHULTE, Albert P. (org.) Aprendendo e ensinando geometria. São Paulo: Atual, 1994, p. 21-39.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.

Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.