Ensino de ciências e educação em saúde
🔍 Buscar
PDF

Palavras-chave

educação em saúde
saúde preventiva
formação de professores

Como Citar

Ramos LutzM.; Santos dos SantosC.; de Oliveira L. Ensino de ciências e educação em saúde: análise da abordagem sobre saúde preventiva no Ensino Fundamental II no olhar dos docentes . Revista de Ciência e Inovação, v. 9, n. 1, p. 1-23, 31 mar. 2023.

Resumo

Diante da importância da escola na formação de cidadãos, é fundamental que vários temas sejam abordados, dentre eles saúde. Normalmente, essa abordagem é feita por meio de professores da disciplina de Ciências. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar a implantação do ensino de Saúde Preventiva na disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II, em escolas da rede estadual de ensino, situadas no município de Alegrete/RS, assim como compreender a percepção docente sobre a forma de abordagem desse tema e receptividade dos alunos acerca da Educação em Saúde na escola. A pesquisa, classificada como qualitativa e experimental, foi realizada por meio de questionários encaminhados aos docentes, abordando questões abertas sobre os temas Educação em Saúde e Saúde Preventiva. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, em que foi possível identificar que os docentes participantes trabalham com este tema em suas aulas e têm bons resultados. Entretanto, relatam que existem lacunas relativas à falta de abordagem de Educação em Saúde e Saúde Preventiva, tanto no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas como na formação continuada de professores. Alterações nas ementas dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, capacitações com o objetivo de melhorar a proposta didática docente sobre essas temáticas, a promoção da interdisciplinaridade dessas temáticas com as demais disciplinas, seguindo o que é recomendado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no futuro, são ações que podem levar a resultados mais satisfatórios e promissores para o desenvolvimento de uma Educação Básica de qualidade.

https://doi.org/10.26669/2448-4091.2023.376
PDF

Referências

ACCIOLY, Elizabeth. A escola como promotora da alimentação saudável. Revista Ciência em Tela, v. 2, n. 2, p. 1-9. Rio de Janeiro. 2009.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 13 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília, DF, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica. Saúde na Escola. Brasília, DF, 2009.

BRASIL. Decreto Nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Programa Saúde na Escola. Brasília, DF, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Temas Transversais – Saúde. v. 10.4. Brasília, DF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.

CARVALHO, Fábio Fortunato Brasil. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 25. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/physis/v25n4/0103-7331-physis-25-04-01207.pdf. Acesso em: 13 set. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Panorama da cidade de Alegrete/Rio Grande do Sul/Brasil: Educação. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/alegrete/panorama. Acesso em: 25 out. 2021.

LOZADA, Gisele; NUNES, Karina da Silva. Metodologia Científica. Porto Alegre: Sagah, 2018.

MOHR, Adriana. A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

PAIVA. Georgia Medeiros. Análise do Programa Saúde na Escola do Município de Fortaleza. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva). Curso de Mestrado em Saúde Coletiva, Universidade de Fortaleza, Fortaleza. 2012.

PELICIONI, Maria Cecília Focesi; MIALHE, Fábio Luiz. Educação e Promoção da Saúde – Teoria e Prática. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Educação. Orientações à Rede Pública Estadual de Educação do Rio Grande do Sul para o Modelo Híbrido de Ensino. Porto Alegre, 2020.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 42 ed. Campinas: Autores Associados, 2012. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).

VELOSO, Marcelene Dias da Paz. Judicialização da Política Pública: o diálogo como forma de concretização da saúde preventiva. Dissertação (Mestrado em Direito), Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Mauricio Ramos Lutz, Caroline Santos dos Santos, Luciano de Oliveira

Downloads

Não há dados estatísticos.