Condições de trabalho e suas influências para a saúde do docente atuante nas escolas de ensino médio da 17ª CRE / RS
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Palavras-chave

condições de trabalho
saúde
docência

Como Citar

EisermannJ. I.; BenckeD. A.; TurraJ. B.; LambM. E. Condições de trabalho e suas influências para a saúde do docente atuante nas escolas de ensino médio da 17ª CRE / RS. Revista de Ciência e Inovação, v. 1, n. 2, p. 79-91, 23 dez. 2016.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar as condições de trabalho dos professores de ensino médio das escolas estaduais da 17ª CRE e suas influências para sua saúde. Para alcançá-lo utilizou-se uma pesquisa descritiva, quantitativa e de levantamento. Também foram feitas leituras sobre o tema, aplicação de questionários e análise das principais doenças que acometem os docentes. As atuais condições de trabalho da classe possuem algumas falhas que prejudicam sua saúde, tais como o elevado número de alunos/turma, a utilização do quadro-negro, a falta de uma área de lazer adequada ao número de alunos e pouco tempo de planejamento na escola ; os principais itens favoráveis nessas escolas são os recursos multimídia e climatizadores em todas salas de aula. Quanto à saúde, observou-se que há uma grande quantidade de docentes com doenças e problemas físicos e psicológicos. Entre os primeiros destacam-se artrite, artrose, dores nas costas e nos braços e enxaquecas; entre os últimos o estresse e a depressão predominam. As condições de trabalho interferem na saúde desse profissional e os professores acreditam nisto, sendo que uma quantidade significativa desses docentes afirmam estarem insatisfeitos com elas. Para que a educação atinja seus objetivos com sucesso é imprescindível que a saúde do professor esteja preservada e que este atue com ânimo e disposição. 

https://doi.org/10.26669/2448-409172
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