Panorama dos bacharelados interdisciplinares no Brasil

Resumo

Este artigo situa e contextualiza os cursos de Bacharelado Interdisciplinar (BI), no Brasil, eobjetiva sinalizar para gestores de ensino superior, pesquisadores e demais interessados notema o cenário em 2017 da oferta desses cursos. Tais programas de bacharelado interdisciplinartiveram início com a implantação da Reestruturação e Expansão das Universidades Federais(REUNI), em 2007, e foram implantados com o objetivo de confrontar o modelo enciclopédico,redimensionando as novas formações universitárias em uma perspectiva de transversalização nasáreas de conhecimento das universidades brasileiras. Metodologicamente, a pesquisa baseou-seem documentos basilares sobre o tema em discussão e na plataforma e-MEC - sistema eletrônicode monitoramento dos processos que regulamentam a educação superior no Brasil. Os resultadosforam obtidos em pesquisa documental e dados quantificados e categorizados para a compreensãodo panorama no Brasil. Conclui-se que apesar dos grandes esforços para mudar a formaçãodo alunado brasileiro, o BI ainda é uma realidade incipiente no país. As universidades públicasconcentram o maior número de BI, havendo resistência geral à implantação de novos modelosde formação no ensino superior. Houve avanços dos cursos BI, reconhecendo as metodogiasinovadoras nesta formação pegagógica dentro de uma abordagem interdisciplinar mais plural,mesmo assim ainda há desafios e resistências, entre docentes e estudantes, implicadas a partirde paradigmas conservadores do modelo tradicional de formação.
https://doi.org/10.26669/2448-4091289
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Copyright (c) 2021 Lidiane Bittencourt Barroso, LEANDRO SILVEIRA FERREIRA, FRANCISCO NILTON GOMES DE OLIVEIRA

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