Grupos de Pesquisa dos Institutos Federais no RJ – crescimento do eixo Pesquisa e suas áreas
🔍 Buscar
PDF

Palavras-chave

Institutos Federais
grupos de pesquisa
produção bibliográfica
grandes áreas.

Como Citar

MianoV. Y.; CoutoC. L. P. do; RochaG. N. M. da; BezerraS. N. Grupos de Pesquisa dos Institutos Federais no RJ – crescimento do eixo Pesquisa e suas áreas. Revista de Ciência e Inovação, v. 2, n. 2, p. 57-67, 31 dez. 2017.

Resumo

As Instituições de Ensino Superior e as Escolas Técnicas, em etapas iniciais de seu histórico, cumpriam a finalidade de formação de mão de obra. Mas, atualmente, este escopo não restringe todo o campo de atuação destas organizações que, na sociedade do conhecimento, incorporam cada vez mais a Pesquisa e a Inovação como eixos de atuação. Essa mudança é ainda mais recente para os Institutos Federais, nos quais a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão se tornou princípio de atuação em 2008. O objetivo deste trabalho é mensurar o desenvolvimento da Pesquisa nos integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, com base nos dados fornecidos pelo DGP do CNPq. Os dados cobrem o período de 2008 a 2016, sendo quantificado o número de pesquisadores, doutores e grupos de pesquisa, alguns destes seccionados por grande área. Ainda, foi mensurada a evolução quantitativa de produção bibliográfica. Ao final, foi possível perceber dois grupos de grandes áreas, com perspectivas de crescimento distintas, indicando uma tendência de concentração de pesquisa em Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Engenharias. Ademais, a expansão da produção bibliográfica e mobilização para a pesquisa, mensurada através do número de grupos de pesquisa e pesquisadores, fornecem parâmetros para a avaliação do fortalecimento do Eixo pesquisa nos Institutos estudados.

https://doi.org/10.26669/2448-4091165
PDF

Referências

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 10 fev. 2015.

CHAVES, A. O.; CRUZ, G. P. Eficiência do instituto federal baiano: análise dos grupos de pesquisa e propriedade industrial. Cadernos Prospecção, Salvador, v. 10, n. 3 p.438-447, jul./set. 2017

CHIARINI, T; VIEIRA, K. P. Alinhamento das atividades de pesquisa científica e tecnológica realizadas pelas IES federais de Minas Gerais e as diretrizes da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior PITCE. Revista Brasileira de Inovação, v. 10, p. 301-342, 2011.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO - IFRJ. Relatório de Gestão – Exercício 2014. IFRJ, Rio de Janeiro, Abril de 2015

COLÉGIO PEDRO II. Relatório de Gestão do Exercício de 2014. Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2015.

EGGHE, Leo. Positive reinforcement and 3-dimensional informetrics. Scientometrics, Amsterdam, v. 60, n. 3, p. 497-509, Nov. 2004.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO FLUMINENSE - IFF. Prestação de Contas Ordinária Anual – Relatório de Gestão do Exercício de 2014. Abril de 2015.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA. Prestação de Contas Ordinárias Anual – Relatório de Gestão do Exercício de 2014. Março 2015.

CARVALHO PAIVA, Liz Denise; PEREIRA DE SOUZA, Nádia Maria; OTRANTO, Célia Regina. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: vantagens, desvantagens e primeiros desafios da instituição. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 64-74, 2016.

MOTA, L. M.; Cardoso, E.A. ; SANTOS, L.S. . Uma Imagem atual da atividade de pesquisa na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. In: V Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica. V CONNEPI, 2010, Maceió. Anais do V CONNEPI. Maceió: IFAL, 2010.

OTRANTO, C. R. Criação e Implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFET’s. Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas – RETTA. Rio de Janeiro, Seropédica: EDUR- Editora da UFRRJ, 2010, pp 89-110.

PERUCCHI, Valmira; GARCIA, Joana Coeli Ribeiro. Indicadores de produção dos grupos de pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online), v. 8, p. 51-64, 2012.

PERUCCHI, Valmira; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Produção dos professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no currículo da Plataforma Lattes. Informação & Informação (Online), v. 22, p. 111-128, 2017.

SANTIN, D. M. Avanços e perspectivas da infometria e dos indicadores multidimensionais na análise de fluxos da informação e estruturas do conhecimento. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Santa Catarina, 16(32), 107-122. Julho/Dezembro, 2011.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.

Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Downloads

Não há dados estatísticos.