O ensino da leitura nas ementas de Língua Portuguesa em cursos de Educação Profissional e Tecnológica: uma realidade ou uma incógnita?
🔍 Buscar
PDF

Arquivos suplementares

Sem título

Palavras-chave

ensino
leitura
ementas

Como Citar

MachadoD. D. A.; De ContoJ. M. O ensino da leitura nas ementas de Língua Portuguesa em cursos de Educação Profissional e Tecnológica: uma realidade ou uma incógnita?. Revista de Ciência e Inovação, v. 3, n. 1, p. 10-21, 19 set. 2018.

Resumo

Partindo do pressuposto de que o ensino da leitura é uma preocupação muito frequente no contexto escolar, este trabalho apresenta uma pesquisa realizada nas ementas de Língua Portuguesa de cursos de nível médio, subsequente e superior do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos, que teve como objetivo analisar e comparar as ementas de cursos de diferentes níveis de ensino em que deve constar o ensino de leitura. Este trabalho é fruto de uma pesquisa maior desenvolvida durante o curso de mestrado da pesquisadora, realizado na Universidade Federal de Santa Maria, em parceria entre o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e o Instituto Federal Farroupilha. Os aportes teóricos para embasar este estudo foram referenciados em: Geraldi (2003); Guedes e Souza (2011); Kleiman (2007, 2013); Koch e Elias (2015); Machado (2008); Marcuschi (2008); Minayo (2012); Schäfer (2011); Travaglia (2003), entre outros. Para dar conta dessa pesquisa de cunho qualitativo, foi necessária uma análise documental (Flores, 1994) e para a interpretação dos textos, uma análise discursiva (Moraes, 2003). Com o desenvolvimento desta pesquisa é possível que o professor reflita sobre o conteúdo previsto nas entrelinhas das ementas e sobre o quanto é grande a sua responsabilidade frente ao ensino da leitura, para que assim, possa desenvolver em suas aulas uma prática voltada para a autonomia do aluno. 

https://doi.org/10.26669/2448-4091159
PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.

Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Downloads

Não há dados estatísticos.