O corpo no cotidiano escolar dos anos iniciais: concepções e percepções
🔍 Buscar
PDF

Palavras-chave

Corpo. Práticas escolares. Escola
praticas escolares
escola
educação infantil

Como Citar

OliveiraC. M. de; ZanellaA. kemel. O corpo no cotidiano escolar dos anos iniciais: concepções e percepções. Revista de Ciência e Inovação, v. 1, n. 1, p. 27-41, 23 maio 2016.

Resumo

Este trabalho é resultado da pesquisa realizada no decorrer do Curso de Pedagogia-Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade São Luiz Gonzaga. Teve por objetivo investigar se o corpo é trabalhado nas práticas escolares e, se for, de que modo. A metodologia, de abordagem qualitativa, caracterizou-se por ser uma pesquisa de campo, realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do município de São Luiz Gonzaga. Para coletar os dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com duas professoras que atuam nos Anos Iniciais, observação das suas práticas pedagógicas e análise dos seus planos de aula. A análise dos achados da pesquisa centrou-se na análise fenomenológica das observações, na descrição dos planos de aula e na categorização das entrevistas. Perante os dados obtidos, foi percebido que o corpo no cotidiano escolar é trabalhado, pois não há como deixá-lo de lado, ou mesmo considerar somente a mente dos alunos. No entanto há formas diferentes de trabalhar o corpo dentro da escola. O corpo não é só importante, ele é necessário para a existência do ser humano no mundo. E na escola não deixa de ser diferente, signifi cando um todo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

https://doi.org/10.26669/2448-4091102
PDF

Referências

ARAÚJO, M. A. L. Os sentidos do corpo. In: CABEDA, S.T; CARNEIRO, N.B; LARANJEIRA, D.P. (Org.). O corpo ainda é pouco: seminário sobre a corporeidade. Feira de Santana: NUC/UEFS, 2000. p. 143-155.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Vozes, 1987. 288p.

LÊ BRETON, D. A sociologia do corpo. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MARTINHUK, K; FINCK, S. Educação física escolar: análise das práticas corporais nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas municipais de ponta grossa. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: Champagnat, 2011. p. 9463-9474.

PINTO, V. O. O corpo em movimento: um estudo sobre uma experiência corporal lúdica no cotidiano de uma escola pública de Belo Horizonte. 2010. 152 f. Dissertação (Mestrado) -- Universidade Federal de São João Del-Rei, Minas Gerais, 2010. Disponível em:

File/.../Disertacao8ValciriaOliveiraPinto.pdf>. Acesso em: 27 out. 2014.

SANTIN, S. Educação Física: da Alegria do lúdico à opressão do rendimento. Porto Alegre: Suliani, 1994.

______. Educação Física: temas pedagógicos. Porto Alegre: Suliani, 1992.

STOKOE, P; HARF, R. Expressão corporal na pré-escola. São Paulo: Summus, 1987. v. 30.

STRAZZACAPPA, M. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes. Campinas, v. 21, n. 53, p.69-83, abr. 2001.

VALVERDE, M. O corpo e sensibilidade. In: CABEDA, S.T; CARNEIRO, N.B; LARANJEIRA, D.P. (Org.). O corpo ainda é pouco: seminário sobre a corporeidade. Feira de Santana: NUC/UEFS, 2000. p. 41-51.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.

Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Downloads

Não há dados estatísticos.