Resumo
O trabalho intitulado “Prática Docente: Formação Permanente e a Produção Textual” insere-se na linha de pesquisa Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica, do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – CTISM/UFSM. A pesquisa foi desenvolvida a fim de se compreender como ocorre a Formação Permanente para os Professores de Língua Portuguesa e em que medida essa formação contribui para a atuação docente voltada ao ensino de produção textual, em um Instituto Federal do interior do Rio Grande do Sul. Com base nessa pergunta, buscou-se investigar a concepção docente no que tange à Formação Permanente, bem como,o agir docente no que condiz ao ensino de produção textual. A metodologia da pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, com estudo de caso, e os sujeitos foram os professores de Língua Portuguesa de uma instituição federal, onde atuam nos curso Técnico em Agropecuária e Informática. Os dados possibilitaram compreender o modo como esse processo de Formação Permanente de professores de Língua Portuguesa, voltado ao ensino de produção textual, contribui para qualificar o ensino em cursos integrados na instituição.
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