Percepções de Inclusão: o que pensam e o que dizem os servidores de um Instituto Federal de Educação
🔍 Buscar
PDF

Palavras-chave

Imaginário Social
Inclusão
Instituto Federal

Como Citar

PortoE. Q.; CorrêaL. B.; BrancherV. Percepções de Inclusão: o que pensam e o que dizem os servidores de um Instituto Federal de Educação. Revista de Ciência e Inovação, v. 2, n. 1, p. 21-31, 21 jul. 2017.

Resumo

O presente artigo é resultado do projeto de pesquisa “As representações de Inclusão em um Instituto Federal de Educação do RS: repensando processos formativos”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores MAGMA. Olhamos para as questões sociais a partir dos pressupostos do imaginário social de Cornelius Castoriadis, com o seguinte problema de pesquisa: Quais são as representações de inclusão instituídas nos servidores de um Instituto Federal de Ensino do RS e como estas representações tem repercutido nas ações, programas e projetos desenvolvidos na Instituição? Como objetivo geral buscamos conhecer as representações de inclusão instituídas entre os servidores de um Instituto Federal de Ensino do RS e perceber as possíveis repercussões delas nas ações, programas e projetos desenvolvidos na Instituição. Além disso, nos propomos a conhecer os principais mitos existentes sobre inclusão nesse contexto de ensino; mapear contextos e temáticas que necessitam formação permanente com foco na inclusão nessa Instituição. Como recurso de produção de dados utilizamos entrevista semi-estruturada com perguntas abrangentes, sendo que trabalhamos com narrativas orais, por estar inserida num processo de valorização das falas dos colaboradores, dando voz aos mesmos. A análise dos dados foi realizada através da Análise de Conteúdo, sob os pressupostos de Bardin (2016). As categorias emergentes após esse processo foram: significações de inclusão e condições institucionais.

https://doi.org/10.26669/2448-4091147
PDF

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Decreto 5296 de 02 de dezembro de 2004.

CASTORIADIS, C. Uma Sociedade à deriva: entrevistas e debates - 1974-1997. Edição organizada por Enrique Escobras, Myrto Gondicas e Pascal Vernay. Tradução Cláudia Berliner. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2006.

__________. A Instituição Imaginária da Sociedade. Tradução Guy Reynaud; revisão técnica de Luiz Roberto Salinas Fortes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

__________. Entrevista ao programa Grandes Pensadores del siglo XX. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=dbqXiJ8b2Rs&t=2194s desde 28 de fevereiro de 2012. Acesso em 05/01/2017.

SKLIAR, C. A invenção e a exclusão da alteridade deficiente a partir dos significados da normalidade. Revista Educação & Realidade. 24 (1), jul/dez, 1999.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.

Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Downloads

Não há dados estatísticos.