Controle de nabo e azevém em trigo com herbicidas pós-emergentes
🔍 Buscar
pdf

Palavras-chave

Triticum aestivum
graminicidas
competição

Como Citar

BalemR.; Rodrigues PadilhaL.; MichelonC. J.; CostaL. Controle de nabo e azevém em trigo com herbicidas pós-emergentes. Revista de Ciência e Inovação, v. 6, n. 1, 9 fev. 2021.

Resumo

A coexistência de plantas daninhas nos estádios inicias de desenvolvimentos na cultura de trigo, reduzem o potencial produtivo da cultura refletindo no menor rendimento de grãos. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o controle de Azevém (Lolium multiflorum) e nabo (Raphanus raphanistrum L.) com a utilização de herbicidas aplicados em pós-emergência em duas cultivares de trigo, além de mensurar o efeito fitotóxico dos herbicidas sobre a cultura. O experimento teve os seguintes tratamentos: Clodinafope - propargil, Pinoxadene, Iodosulfurom hoefix e Pyroxsulam, nas dosagens recomendadas pelo fabricante, 25% a menos e 25% a mais da dose recomendada. A aplicação dos herbicidas ocorreu no estádio de perfilhamento do trigo, com pulverizador de pressão (CO2), pontas tipo jato leque plano simples, da série 11002, com vazão de 150 L ha-1. As avaliações foram realizadas aos 7, 14, 21 e 28 dias após aplicação (DAA), emitindo uma nota de fitotoxidade, sendo 0 com ausência de fitotoxidade e 100 com a máxima fitotoxidade (morte de planta). Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de tukey a 5% de significância. A fitotoxidade foi notória apenas nos 7 DAA. O herbicida Pinoxadene apresentou o melhor controle de azevém e foi o tratamento em que a cultura do trigo apresentou o maior rendimento de grãos. O percentual de fitotoxidez foi estável entre cultivares, sendo a característica de fitotoxidez atrelada a produtos.

https://doi.org/10.26669/2448-4091251
pdf

Referências

AGOSTINETTO, D. et al. 2016. Alterações na Fotossíntese e Estresse Oxidativo em Plantas de Trigo Submetidas a Aplicação de Herbicidas. Planta daninha, Viçosa, 34: 1806-9681

COSTA, L. O. & RIZZARDI, M. 2015. Habilidade competitiva de trigo em convivência com biótipos de Raphanus raphanistrum L. resistente e suscetível aos herbicidas inibidores de ALS. Ciênc. agrotec 39: 1413-7054

DIEZ DE ULZURRUM,P & LEADEN, M.I. 2012. Análisis de la sensibilidad de biotipos de Lolium multiflorum a herbicidas inhibidores de la enzima ALS, ACCasa y Glifosato, Planta daninha, 30: 0100-8358

EWRC, E. W. R. C. 1964. Report of the 3rd and 4th meetings of EWRC – Committee of methods in Weed Research. Weed Res, Oxford, 88.

FRANCESCHI, L. et al. 2009. Fatores pré-colheita que afetam a qualidade tecnológica de trigo. Ciência Rural, 39: 1624-1631.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografía e Estatística, 2017. Disponivel em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/economicas/agricultura-e-pecuaria/9201-levantamento-sistematico-da-producao-agricola.html>. Acesso em: 29 janeiro 2018.

LAMEGO, P. F. et al. 2015. Alterações morfológicas de plântulas de trigo, azevém e nabo quando em competição nos estádios iniciais de crescimento. Planta daninha, 33: 0100-8358.

LOURENÇO, E.; ALENCAR, J. R. D. C. C. 2016. ESTUDO DA FITOTOXIDADE DE HERBICIDAS APLICADOS EM PÓS EMERGÊNCIA NA CULTURA DO TRIGO. 11: 1983-7178.

MARIANI, F et al. 2015. HERANÇA DA RESISTÊNCIA DE Lolium multiflorum AO IODOSULFURONMETHYL. Planta Daninha, 351-356: 1806-9681.

RUBENICH, R. et al. 2017. Efeito da redução de luz na seletividade a herbicidas e rendimento de grãos de trigo, 296-306: 2236-1065.

SILVA, A. A. B. et al. 2016. Weed Interference Periods in Early Wheat in the Midwest of Paraná. Planta daninha, 34: 1806-9681

TANVEER, A. et al. 2018. O Uso do Sulfato de Alquil Éter na Melhora da Eficácia de Herbicidas Contra a Ançarinha-Branca e a Corriola na Cultura do Trigo. 35: 1806-9681.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.

Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Downloads

Não há dados estatísticos.