Aritmética modular na interpretação de sistemas codificados no processo de ensino e aprendizagem de matemática
🔍 Buscar
PDF

Palavras-chave

ensino e aprendizagem de matemática
aritmética modular
sistema de códigos

Como Citar

PontesE. A. S.; da SilvaL. M. Aritmética modular na interpretação de sistemas codificados no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Revista de Ciência e Inovação, v. 5, n. 1, 12 mar. 2020.

Resumo

O grande desafio da educação atual é trazer a realidade do contexto social do aluno para dentro de sala de aula, tornando o ensino muito mais prazeroso e, assim facilitando no processo de ensino e aprendizagem, como também na construção do conhecimento entre os envolvidos: professores e alunos. Este trabalho objetiva apresentar os conceitos de Aritmética Modular na interpretação de sistemas codificados usuais, no intuito de minimizar as defasagens entre o que se ensina na teoria e o que se aprende na prática. Serão apresentados três sistemas de códigos bastante conhecidos: Cadastro de Pessoa Física (CPF), European Article Number (EAN-13) e Internacional Standard Book Number (ISBN). Desta forma, acredita-se que o processo de ensino e aprendizagem de matemática possa motivar o interesse dos alunos aprendizes para desenvolver habilidades no entendimento desta ciência factual.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Matemática. Aritmética Modular. Sistemas de Códigos. 

 

https://doi.org/10.26669/2448-4091203
PDF

Referências

ABAR, Celina A. A. P. & ESQUINCALHA, Agnaldo da C. O Uso de Tecnologias na Formação Matemática de Professores dos Anos Iniciais. Revista de Educação, Ciências e Matemática. v.7, n.1, 2017.

ALENCAR FILHO, Edgar de. Teoria elementar dos números. São Paulo: Nobel, 1985.

ALVARENGA, Karly B. ANDRADE, Iris D. & SANTOS, Ricardo de J. Dificuldades na resolução de problemas básicos de matemática: um estudo de caso do agreste sergipano. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.12, 2016, p.39-52.

BALAN, Luanda H. B. Matemática e Saúde: boa alimentação e as equações dos índices IMC, RIP e IAC contextualizadas em situações de sala de aula. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.10, 2014, p.66-79.

BERLINGHOFF, William P.; GOUVÊA, Fernando Q. A matemática através dos tempos: um guia fácil e prático para professores e entusiastas. Trad. Elza Gomide. e Helena Castro. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2010.

BOYER, B. C. História da matemática. Tradução: Elza F. Gomide. São Paulo: Edgard Blucher, 1974.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/ SEF, 1997. p. 18-22.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, 2005, p. 99-120.

D’AMORE, Bruno. Elementos de didática da matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007.

DINIZ, Ricardo S. A Matemática nas Séries Iniciaisdo Ensino Fundamental: as professoras, suas concepções e práticas. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v.2 , n.2, 2012

EBERHARDT, Ilva, F. N. & COUTINHO, Sheneider. Dificuldades de Aprendizagem em Matemática nas Séries Iniciais: Diagnóstico e Intervenções. Vivências. v.7, n.13, 2011, p.62-70

FLOOD, Raymond; WILSON, Robin. Os grandes matemáticos: as descobertas e a propagação do conhecimento através das vidas dos grandes matemáticos. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2013.

LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectiva em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2005.

MORAES, Carolina R. & VARELA, Simone. Motivação do aluno durante o processo de ensino e aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação. n1, 2007.

PIAGET, Jean. Comentários sobre educação matemática. Tradução de Paulo Francisco Slomp e Eduardo Brito Velho de Mattos. Porto Alegre: UFRGS/FACED/DEBAS, 1972.

POMMER, W. M. Equações diofantinas lineares: um desafio motivador para alunos do ensino médio. 2008. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, São Paulo, 2008.

PIRES, Célia M. C. & FIGUEIREDO, Thereza M. F. Q. Competências de cálculo mental e iniciação algébrica: algumas relações. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática. v.11, 2014, p.16-30.

PONTES, Edel A. S. et al. O SABER E O FAZER MATEMÁTICO: UM DUETO ENTRE A TEORIA ABSTRATA E A PRÁTICA CONCRETA DE MATEMÁTICA. Revista Psicologia & Saberes, v. 5, n. 6, p. 23-31, 2016.

PONTES. Edel A. S. Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico. Diversitas Journal, v. 2, n. 1, 2017, p. 160-170.

PONTES, Edel A. S. Modelo de ensino e aprendizagem de matemática baseado em resolução de problemas através de uma situação-problema. Revista Sítio Novo, v. 2, n. 2, p. 44-56, 2018.

SÁ, Ilydio P. de. A magia da matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010.

SANTALÓ, L. A. Matemática para não-matemáticos. In: PARRA, C.; SAIZ, I. (Org.). Didática da Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 11-25.

SHOKANIAN, S. Uma breve história da Teoria dos Números no século vinte. Rio de Janeiro: Moderna, 2010.

SHOKANIAN, S.. Criptografia para iniciantes. Rio de Janeiro: Moderna, 2012.

SINGH, Simon. O livro dos códigos/Simon Singh; Trad. de Jorge Calife. 9. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2011.

TOLEDO, Marília B. de A. Teoria e prática de matemática: como dois e dois, volume único: livro do professor/ Marília Barros de Almeida Toledo, Mauro de Almeida Toledo. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2009.

VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 2003. 194 p.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.

Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Downloads

Não há dados estatísticos.