Perfil do aluno da educação a distância no curso técnico em agroindústria
🔍 Buscar
PDF

Palavras-chave

educação a distância
cursos técnico
perfil

Como Citar

Sebastiany CoelhoH.; Marques da RochaK. Perfil do aluno da educação a distância no curso técnico em agroindústria. Revista de Ciência e Inovação, v. 3, n. 1, p. 32-41, 19 set. 2018.

Resumo

Esta pesquisa tem por finalidade conhecer o perfil dos alunos matriculados no Curso Técnico em Agroindústria, modalidade Educação a Distância, x. O instrumento para conhecimento do perfil foi à aplicação de um questionário dividido em quatro partes, sendo a primeira composta por perguntas do tipo múltipla escolha, sobre informações dos alunos de cunho pessoal e profissional, a segunda parte sobre a situação socioeconômica do aluno, a terceira parte por um formulário de avaliação baseado em uma escala tipo Likert de cinco pontos sobre o desempenho dos alunos no curso e a quarta parte por do tipo múltipla escolha sobre as necessidades dos alunos em relação ao curso. Os dados revelam a participação majoritária de alunos do sexo masculino e que estão inseridos no mercado de trabalho, sendo mais experiente e com renda individual até dois salários mínimos. Ainda podemos comprovar que os alunos que responderam o questionário apresentam um perfil compatível com as exigências da modalidade destacando a importância da participação ativa do estudante no processo ensino e aprendizagem, pois se o aluno tiver dificuldades em estudar sozinho, em interagir com o professor e em seguir orientações do texto, possivelmente terá algumas dificuldades em realizar um curso a distância.

https://doi.org/10.26669/2448-4091201
PDF

Referências

ALMEIDA, M. E, B. Educação a distância na internet: abordagens e construções. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 29, n. 2, p.327-340, 2003.

Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, disponível em: . Acesso em 30 de jul. de 2012.

______. Censo EaD.BR: 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2017.

ARIEIRA, J. O. et al. Avaliação do aprendizado via educação a distância: a visão dos discentes. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 63, p. 340, jun. 2009.

BRASIL. DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

BARBOSA, S. F. F.; MARIN, H. F. Simulação baseada na web: uma ferramenta ao ensino em enfermagem em terapia intensiva. Revista Latino Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 17, n. 1, p. 7-13, jan./fev. 2009.

BELLONI, M. L. Educação a distância. 5 ed. Campinas São Paulo: Autores associados, 2008.

ELISSAVET, G.; ECONOMIDES, A. A. Evaluation instrument fort hypermedia courseware. Educational Tecnology & Society, v. 6, n. 2, p. 31- 44, 2003.

FERREIRA, A. S.; FIGUEIREDO, M. A. Perfil do aluno da educação a distância de didática do ensino superior, disponível em: . Acesso em 28 de set. de 2017.

FERREIRA, Z. N., MENDONÇA, G. A. A. O perfil do aluno de educação a distância no ambiente TELEDUC. Disponível em: < http://www.visionvox.com.br/biblioteca/o/O-perfil-do-aluno-de-EaD.pdf>. Acesso em 12 de set. de 2012.

LAGUARDIA, J.; CASANOVA, A.; MACHADO, R. A experiência da aprendizagem online em um curso de qualificação profissional em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 97-122, mar./jun. 2010.

LITWIN, E. Tecnologia Educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre, RS. Artmed, 2001.

MATA, M. L. Educação a Distância e Novas Tecnologias, Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, v.22, nº. 123/124, p. 8-12, mar/jun., 1995.

MORAN, J. M. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In: SILVA, M. (org.). Educação online. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.

OLIVEIRA, L. A. B. et al. Análise do Perfil dos alunos integrantes em cursos de graduação a distância para a tomada de decisões: o caso do curso de administração pública da UFRN. Revista Paidéi@, UNIMES VIRTUAL, v. 3, nº 5, p. 1-23, dez., 2011.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes online. Porto Alegre: Artmed, 2004.

TORREZAN, C. A. W.; BEHAR, P. A. Parâmetros para a construção de materiais educacionais digitais do ponto de vista do design pedagógico. IN: BEHAR, P. A. et al. (Orgs.) Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.

Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Downloads

Não há dados estatísticos.