Para além da escola: os processos de reconhecimento de aprendizagens instituem a justiça social
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Palavras-chave

Aprendizagem
Educação de adultos
Histórias de Vida
Justiça Social
Reconhecimento de Aprendizagens

Como Citar

MendesI. D. P. Para além da escola: os processos de reconhecimento de aprendizagens instituem a justiça social. Revista de Ciência e Inovação, v. 2, n. 2, p. 11-23, 31 dez. 2017.

Resumo

Com uma população adulta marcada por uma baixa habilitação académica e com um expressivo capital social, Portugal aposta no Reconhecimento e Validação de Competências (RVCC) como um dispositivo de valorização académica dos adultos. Os processos de RVCC podem conduzir a uma aprendizagem permanente e a restabelecer uma certa justiça social. Este artigo pretende dar conta deste dispositivo de validação e certificação de aprendizagens dos adultos abordando os principais paradigmas subjacentes, os seus pressuspostos, as metodologias utilizadas, sem descurar de uma análise crítica de como os processos de reconhecimento serviram para alavancar as habilitações escolares dos adultos e, fundamentalmente como estes processos se tornaram importantes para os adultos que neles participaram e como foram utilizados pelos decisores políticos.

 

 

https://doi.org/10.26669/2448-4091184
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